Deus estava distraído quando criou o homem


|Por Ricarlos Castro|


Eu vim apressado da biblioteca para casa ver o embate ibérico, Espanha e Portugal, na copa do mundo. O cronômetro ia pelos 15 min., me acomodei em frente ao televisor, e me distraí um pouco com umas lantejoulinhas que ficaram cruzando o pensamento. Ia vendo o jogo fragmentado, aos poucos, distraído. Já no segundo tempo, virei a cabeça preguiçosamente: vejo os espanhóis tocando a bola na frente da área portuguesa, e o quê? O gol — o único da partida. Eu tinha grudado os olhos meio que por acaso no televisor, e, por isso, devo à casualidade uma iluminação que tive.

Lá digo: — O gol é um lance individual. De modo que persiste no imaginário. Outros, se perdem. Eu, que via ao jogo meio distraído, descobri a verdadeira culpa de meu estado divagativo. Olhei agradecido para as bandeiras, a espanhola e a portuguesa, pela partida morosa. Devo a ela uma compreensão metafísica do futebol.

Há lances individuais e outros indistintos. O gol; e há outros lances também individuais, como o drible, falta, a defesa. E por aí vai. Os lances indistintos são todos os que sobram, que não são lembrados. Eles constam a maioria de um jogo ruim. Conheço comentaristas futebolísticos, dentre os mais exaltados mas também dos mais comedidos, que acham os lances indistintos indignos do futebol. Os mais messiânicos vêm na proliferação deste tipo inferior de futebol o sinal do fim do futebol arte.

Ricarlos Castro (28) é estagiário de auxiliar técnico administrativo na UEFS.

A culpa é de quem não se move

Por Rafael Cardoso   





Recentemente tive conhecimento do mais novo aumento na passagem do transporte público urbano de Feira de Santana – R$2,15. Cada vez nos aproximamos mais do preço cobrado na capital baiana – Salvador – que já é um exemplo de exploração e irresponsabilidade para com o cidadão que necessita do serviço de transporte público.

O que mais me intriga em todos esses aumentos ocorridos – ano após ano – é a mera justificativa, camuflada nas juras de melhores serviços, de que é necessário haver os aumentos estipulados. Nos é conhecido casos de cidades, não muito distantes de nós e que, com realidades e necessidades maiores que as nossas, têm uma maior respeitabilidade quanto ao preço e aos direitos oferecidos em relação ao transporte urbano.

O estrategista e o antiprofessor



Essa Copa do Mundo tem se caracterizado, até o momento, pela rigidez tática das seleções. Mais do que os craques, mais do que as vuvuzelas, é o trabalho em equipe assustadoramente organizado e obediente o que mais se vê na África do Sul. E por que tudo não é por acaso, na Copa da tática, da estratégia, o mundo elogia o futebol alemão. E o futebol alemão faz por merecer, claro. É a racionalidade do jogo elevado a patamar de arte. São os apolíneos do futebol.

Num silogismo simples, se a Copa da África é a Copa da tática, logo os protagonistas não seriam os craques (escassos, aliás) e sim os técnicos, ou melhor, os “estrategistas”, como a crônica brasileira está adorando chamá-los.

Um Baile na África do Sul: Argentina 4x1 Coréia do Sul


Um grande jogo, mais uma vez, da Argentina, só que desta vez não tinha uma muralha do outro lado e o festival de gols saiu. A estrela não foi Messi, porém o mesmo participou ativamente dos gols argentinos. E o artilheiro Higuaín marcou 3 e é o novo artilheiro da Copa da África.

A minha surpresa no primeiro jogo do Brasil nesta Copa

                                                                                        Por Giliad de Souza


A primeira partida da seleção brasileira nessa copa sul-africana conseguiu me surpreender. Não fiquei surpreso pelo resultado magro (Brasil 2x1 Coréia do Norte), pelo pouco saldo de gol do Brasil, pela parca capacidade criativa e de converter a posse de bola em ataques efetivos, por mais uma vez ter o setor defensivo como o mais expressivo. Enfim, a grande mídia não conseguiu me ludibriar, fazendo-me crer que o primeiro jogo do Brasil na copa seria distinto do que tem sido na era Dunga, nem algo repleto de lances fenomenais, com lances memoráveis ou até mesmo um futebol vistoso, similar ao da Alemanha contra a Austrália. O que me surpreendeu foi a afirmação de um profissional midiático do futebol, o Sr. Paulo Roberto Falcão, quando ainda tínhamos ao próximo de 5 mim de partida, a saber, “parece que temos um jogo entre um time profissional [Brasil] e um amador [Coréia do Norte]”. Sei que a ampla maioria dos profissionais midiáticos do futebol são uma porcaria, mas esta afirmação superou qualquer bom-senso mínimo, deixando-me realmente surpreso. Vou explicar os elementos que compõe o motivo de minha surpresa.
                                                                   

Conta Corrente: versos de quem repugna a poesia

"Quero em Feira/ cantar o meu poema/ e ser ridículo!"

Verso do poema Em Feira de Santana , de Ederval Fernandes

Em tempos de bombas atômicas e vuvuzelas, meus caros, é difícil fazer-se o silêncio. Eis que num dia desses, meu amigo e colega aqui da Transa Revista, Ederval Fernandes me aparece com um poema em mãos: “quero muito/desvendar/por que não vôo,/ por que não presta o meu poema...” Estes eram alguns dos versos do primeiro poema que eu li deste rapaz, e foram eles que me permitiram ver Ederval como um poeta, sendo amigo ele já era visto como poema há algum tempo. É um hábito comum fazerem as coisas pesarem menos escrevendo poesia, acho que sempre foi assim com grande parte destas pessoas que, injustamente ou não, recebem o título de “jovens”. Mas Ederval se destaca, se afasta desta grande massa de escritores fajutos e escreve com uma qualidade de gente grande.

As Novas Cores da Feira



Não gostaria de dizer, mas só mesmo uma Copa do Mundo para mudar o ritmo dessa cidade tão conservadora e tantas vezes monótona. Apesar dessa já ser a minha quinta Copa do Mundo, e todas passada aqui, nunca tinha reparado o quanto o ritmo de Feira de Santana muda nesse período futebolístico. A cidade inteira veste novas cores, os tons verde, amarelo e azul tomam as ruas – as bandeirolas juninas são pintadas –, o colorido das roupas muda, a moda agora é vestir “as cores do Brasil”, as crianças buscam desesperadamente as figurinhas para completarem o seu “álbum da Copa”, lotando as bancas de revistas nos fins de semana. As pessoas parecem ganhar um novo gás, afinal, mais um motivo para socializar.

Alunos da Uneb fazem manifestação em inauguração do CETEP

Alunos da Universidade do Estado da Bahia - Campus V - aproveitaram a presença do Governador da Bahia Jaques Wagner e o Secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto,  em Santo Antônio de Jesus, na tarde do dia 11 para reivindicar melhorias na Universidade.

Em grande Jogo, Argentina bate por 1x0 a seleção Nigeriana


Um grande jogo, porém de poucos gols, esse pode ser o resumo da segunda partida do Grupo B entre Argentina e Nigéria, e tudo isto graças ao Goleiro Nigeriano Enyeama.

Os Idiotas da Objetividade



Muitos comentaristas e torcedores têm apontado semelhanças entre os selecionados de 94 e o de 2010. A expressão “futebol pragmático” é a mais usada nestas pretensas análises. Mas o que mais chama atenção é como o conceito de pragmatismo vem sendo vinculado ao que se entende por “futebol de resultado” e, sobretudo, por “futebol campeão”.

Os defensores do pragmatismo no futebol brasileiro sempre apontam a “eficiência” de 94 à inconsistência do brilhante selecionado de 82, e dizem que, por pior que seja o jogo jogado, preferem o título. Não vêem no futebol nada além da verdade factual de vinte e dois homens chutando uma bola e quando por acaso esta cruza a meta, no marcador, acresce mais um numeral. São estes os “idiotas da objetividade”.

Dia 12 é dia de Copa...


Que me perdoem os mais exaltados, mas como dito antes Torcerei pela Argentina nesta Copa. Não é apenas para ser do contra, mas sim torcer pela melhor seleção, não apenas em relação ao jogo em si, e sim pela mágica do Futebol. E esses camaradas de mesmo Continente chegam à Copa da África do Sul com garra, paixão e talento. Diferentes de outros que só querem cliques e mais cliques da imprensa e com isso ir para um Grande Clube, não importando o resultado, pois em 2006 aquele time nem voltou para o Brasil e se manteve em suas farras na Europa.

O Ataque Argentino Segundo seu Técnico 
(Maradona, Che Guevara e Messi)

Sinestesia

                                                                         |Por Uyatã Rayra|





Anistia para quem?


No último dia 30, segunda-feira passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) deliberou sobre uma questão muito delicada da história recente do Brasil, a questão da Anistia, que foi concedida a todos os presos políticos ao fim dos anos de 1970, porém esta lei também concedeu anistia aos agentes de Estado que durante o Regime Civil-Militar (1964-1985), torturam e/ou mataram todos e todas aquelas que lutavam pela volta da Democracia no Brasil.




Estudantes ocupam prédio e param as atividades na UNEB de Santo Antonio de Jesus por tempo indeterminado


Desde o dia 02 de junho de 2010 que os e as estudantes da UNEB de Santo Antonio de Jesus ocupam as "instalações físicas da Universidade". Este processo entra no clima que vive as Universidades Estaduais Baianas de uma Greve dos Professores em virtude do sucateamento que vivenciam as UEBA's e a falta de dialogo do atual governo para a resolução destas questões.

O dilema da Greve na UEFS


Parece bobagem, mas novamente este assunto, Greve, volta à tona na sempre bela Universidade Estadual de Feira de Santana. Nos corredores, nas salas, nas mesas de Bar, entre outros lugares todos e todas só querem saber de uma coisa. E ai haverá ou não haverá Greve dos Professores? Uma pergunta difícil de ser respondida de forma certeira, mas podemos trazer algumas considerações para que cada um tenha a sua impressão e se envolva um pouco mais no assunto de forma qualificada.

MISTÉRIO DOS MISTÉRIOS

|Por Maurício Correia|

Não sem assombro percebo como alguns episódios possuem a capacidade de tocar em feridas tão expostas da nossa condição humana, tato da intrincada força da simbologia, da alegoria e do exemplo; não me refiro aqui, como capital simbólico, à recente morte dos 10 ativistas, vítimas do ataque do exército de Israel a uma frota de navios que se dirigia para a Faixa de Gaza carregados de suprimentos; poderia citar um número razoável de casos recentes de conflitos armados ou mesmo acidentes em que a cifra macabra dos mortos foi em maior grau e gravidade do que o ocorrido nos mares do oriente médio, sem que a repercussão levantasse tantas questões cruciais para a política de convivência entre os povos.

Um quadro desolador



O Jornal Nacional (Rede Globo) exibe, até o começo da Copa, o perfil de cada um dos 23 jogadores convocados por Dunga. Se não me falha a memória, esta é a primeira vez que o jornal faz esse tipo de especial. Não é por acaso. Vejamos.

Pouco antes de começar a exibição dos perfis, a mesma Rede Globo havia feito no Globo Esporte uma enquete que concernia no seguinte: o transeunte adivinhar os jogadores que o repórter trazia na mão, em fotos grandes e vistosas. O brasileiro olhava a foto de um Michel Bastos, um Josué, um Ramires, um Felipe Melo e emudecia. O que não se calava, equivocava-se: “Hermanes, Neymar...” Creio que a reportagem do Jornal Nacional tenha achado um bom “ponto de pauta” neste desconhecimento generalizado do quadro canarinho. “Afinal o Brasil precisa saber quem o representa na Copa”. Este deve ter sido o argumento cabal do editor-chefe, que os seus subalternos devem ter achado de uma sagacidade e tanto.