Estudantes ocupam prédio e param as atividades na UNEB de Santo Antonio de Jesus por tempo indeterminado


Desde o dia 02 de junho de 2010 que os e as estudantes da UNEB de Santo Antonio de Jesus ocupam as "instalações físicas da Universidade". Este processo entra no clima que vive as Universidades Estaduais Baianas de uma Greve dos Professores em virtude do sucateamento que vivenciam as UEBA's e a falta de dialogo do atual governo para a resolução destas questões.


Esta ação iniciou-se no dia 01 de junho aonde os e as estudantes desta unidade fizeram um dia de mobilização com a paralisação total das atividades. Porém após assembléia dos estudantes, estes resolveram manter a mobilização e prosseguir com a paralisação e a ocupação do Prédio na "perspectiva de intensificar a mobilização e despertar as autoridades competentes para um diálogo".

Com a aprovação nas quatro estaduais baianas (UEFS, UNEB, UESC e UESB) do Estado de Greve, os e as estudantes de Santo Antonio de Jesus  "avaliam que o ritmo da mobilização que deve ser tomada é através da construção de um calendário de lutas aliado à intensa paralisação de todas e quaisquer atividades no campus universitário".

Nesta mesma Assembléia ficou deliberado dois atos de mobilização, sendo o primeiro dia 08 (terça próxima) "durante a inauguração do CETEP do recôncavo que contará com a presença do Governador Jaques Wagner" em Santo Antonio de Jesus. No dia 09 (próxima quarta) o ato será em Salvador, em frente ao Iguatemi, em conjunto com as AD's e os outros setores das Estaduais Baianas.

A pauta dos e das estudantes reivindica a imediata atenção à demanda dos professores, porém a pauta se estende as questões como concurso público, assistência estudantil de fato, instalações físicas do campus e a sempre exigida autonomia universitária para as UEBA's.

As mobilizações começam a se  ampliar em todo o Estado e não fica mais apenas com os e as Docentes. Será que o Governo da Bahia, dirigido pelo Senhor Jaques Wagner, que tentará a reeleição este ano, abrirá as negociações e assim evitará a Greve? São questões que apenas o Governo de Todos os Nós poderá nos responder. 

Obs: Esta matéria se baseou em e-mail enviado pelo estudante Lucas Aguiar de História do Campus V (Santo Antonio de Jesus).

0 comentários:

Postar um comentário