Paciência é do que precisamos...

|por Paulo Moraes|
Fonte: Zero Hora
A Grande Mágica do Futebol é que num dia seu Time é o Melhor do mundo e alguns dias depois ele se transforma no pior. Domingo último o Bahia se tornou campeão Baiano, depois de longos 11 anos e nesta quinta caímos para o Tricolor Gaúcho no mesmo local, Pituaço. Neste momento sempre aparecem os comentaristas de jogo após jogo, mas prefiro neste momento olhar o todo e olhar para frente. O Bahia vem num planejamento de aproximadamente dois anos, que acredito ainda existe mais três anos pela frente, a cada ano que passou tivemos algumas prioridades e a cada ano que passa temos nova prioridades e é disso que precisamos falar e entender este grupo a partir disto, já que não podemos jogar no rio a criança junto com a água e o balde.

Algo fundamental no Futebol moderno é aprender com a Derrota e não apenas esquecê-la de nossas memorias e é isso que temos que tirar da triste noite de ontem. O Bahia precisa se reforçar, todos sabem disso e não foi a derrota de ontem que acendeu o sinal de alerta. Precisamos de um Zagueiro Central, um Lateral Esquerdo,  um Volante que saiba sair pro jogo e um Atacante de Beirada, neste caso todos que venham para ser Titular, pois assim teremos um bom Plantel para o longo Brasileirão 2012.

Em 2010 a prioridade foram duas, voltar a ser Campeão Baiano e voltar a elite do Futebol Nacional, perdemos o título por um gol e voltamos a Série A com folga. Em 2011 as perspectivas se ampliaram, mas o Departamento de Futebol do Bahia, muito bem administrado por Paulo Angioni, não mais olharam ano após ano, mas um projeto mais amplo, que deve ser levado até 2015, ano em que o contrato de televisão se encerra. É claro que cada ano tem suas prioridades, mas o central é que ano após ano o Bahia tem um Grupo mais forte, assim o Time de 2011 era mais forte que o de 2010 e o de 2012 é mais forte que o de 2011, tanto que vencemos o Baiano com tranquilidade e chegamos às Quartas de Finais da Copa do Brasil, mas tem algo a mais, tirando a transição de 2010 para 2011 em que foi feito um novo time, pois entrávamos numa nova etapa, a transição de 2011 para 2012 foi de manter uma base e a fortalecer ao longo do ano.

Ai poderiam me perguntar; porque se fortalecer ao longo do ano e não logo no inicio? Simples, a temporada do Futebol Brasileiro é terrível para os Clubes fora do Eixo Centro-Sul, pois o Futebol Brasileiro é feito para que alguns continuem Grande e que outros continuem na margem de nosso Futebol. Assim a visibilidade só aparece quando se chega as finais dos Estaduais, a partir das Quartas de Finais da Copa do Brasil e com o inicio do Brasileiro e infelizmente isso ocorre numa tacada só, nas últimas três semanas fizemos 6 jogos valendo algo e vacilamos apenas no último.

Nossa prioridade este ano foi conquistada e agora abrimos uma nova perspectiva, infelizmente para a Copa do Brasil deste ano não temos mais chances, mas nada que desmereça o trabalho de Paulo Roberto Falcão. Precisamos nos focar no Brasileiro neste inicio, pois algumas equipe estarão centradas em outras competições e algumas equipes estão formando novos grupos, diferentemente de nós que precisamos apenas nos reforçar. O Corinthians por exemplo foi campeão não pelas últimas rodadas, mas por ter feito 9 vitórias nos 10 jogos iniciais e assim criou uma gordura que lhe valeu o título. Não seremos campeões brasileiros, ainda, mas temos condições totais de incomodar os ditos Grandes e ficar entre a 8ª e 12ª posição, por isso nossa Torcida precisa ter paciência com o Time, pois ninguém alça voos mais altos do dia para noite é trabalho de longo prazo e acredito que já estamos no meio dele.

Paulo Moraes pai de Luis e Caravelense.

0 comentários:

Postar um comentário