Caneta Afiada

|por Sandro Penelu|
*ESCÂNDALOS NO BRASIL, AO LONGO DOS ANOS – Movido pela curiosidade, fiz uma pesquisa sobre os vários escândalos que estouraram aqui no Brasil, usando como fonte a Revista Veja. Acompanhe:
*Absolvido pelo STF e reconduzido ao primeiro escalão, Antonio Palocci tornou-se em 2011 uma espécie de primeiro-ministro de Dilma Rousseff. Em maio do mesmo ano, reportagens do jornal A Folha de S. Paulo mostraram que o patrimônio de Palocci multiplicou-se por 20 em apenas 4 anos!

*Em julho de 2011, uma reportagem revelou um esquema de corrupção montado no Ministério dos Transportes, sob o comando do PR. A maior parte do dinheiro ia para o caixa do PR e o restante era destinado aos parlamentares dos estados em que as obras eram feitas.

*Em agosto de 2011, a Operação Voucher, da Polícia Federal, desmontou um esquema de desvio de verbas do Ministério do Turismo. Foram presas 38 pessoas, entre elas oito funcionários da pasta - três estrategicamente próximos dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo as investigações da PF, a mesma estratégia pode ter sido usada para desviar mais de 30 milhões de reais dos cofres públicos!

*Em outubro de 2011, reportagens revelaram a existência de um esquema organizado por um certo partido político no Ministério do Esporte, para desviar dinheiro público usando ONGs amigas como fachada. O titular da pasta foi apontado como mentor e beneficiário dessa engrenagem.

*Reportagens publicadas em novembro de 2011 trouxeram à tona o primeiro de uma série de escândalos que culminariam na queda do então Ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
*Em fevereiro de 2012, a operação Monte Carlo, da Polícia Federal, revelou as íntimas relações do bicheiro Carlos Cachoeira com influentes políticos do Centro-Oeste, tanto da oposição como da base aliada. O senador goiano Demóstenes Torres foi o primeiro atingido. Também se complicaram parlamentares de pelo menos seis siglas, três governadores e a empresa com maior número de obras no PAC.

*Em março de 2012, reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revelou que o Ministério da Pesca torrou R$ 31,1 milhões na aquisição de 28 lanchas-patrulha com as quais não têm o que fazer.

*NO BRASIL, É ASSIM - A cerca de dois anos para o início da Copa do Mundo de 2014, 41% das obras previstas para o Mundial ainda não saíram do papel e segundo o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, dos 100 empreendimentos previstos, apenas 5% foram concluídos. Outros 32% estão em fase de licitação ou em estágio mais incipiente, na fase de elaboração de projetos. Que vergonha! Falta muita coisa para o Brasil sediar, pela segunda vez, uma Copa do Mundo. Fala-se que até candidatos para os torneios de 2018 e 2022 já têm infraestrutura mais adiantada que a do Brasil para 2012.

*LEITOR AFIADO – Quero registrar o telefonema que recebi do ex-prefeito Clailton Mascarenhas, elogiando esta nossa coluna e concordando com algumas de minhas afirmações. Clailton me revelou ser leitor assíduo da Caneta Afiada, aumentando a nossa responsabilidade. Obrigado, meu velho!

*KAMYS E O MEGA SÃO JOÃO – Aconteceu ontem, dia 24, no Piso Mágico do Hiperlojão Kamys o lançamento do Mega São João 2012, com a apresentação de diversos artistas de Feira de Santana. O Rei Nelsinho mais uma vez mostrou toda a sua boa vontade em valorizar a prata da casa, levando para a sua clientela uma manhã inteira de show, cuja tônica foram os artistas da terra. Em nome de todos que se apresentaram na festa, só posso dizer “Obrigado, meu Rei!”

Sandro Penelu é Colunista em vários meios de Comunicação em Feira de Santana.

0 comentários:

Postar um comentário