Campeão, e agora?

|por Paulo Moraes|
Os 10 piores anos da História do Esporte Clube Bahia chegou ao fim depois de um BAVI daqueles. Emoção, Raça e muita Bola sobraram no Estádio Metropolitano de Pituaço, mais 32 mil pessoas presenciaram a volta do Esquadrão de Aço ao topo do Futebol Baiano. Entretanto o que queremos agora, ou basta um título Estadual para nossa História? Tiramos uma Tonelada de nossos ombros e agora podemos olhar para frente de maneira mais Corajosa, como disse nosso Presidente ao Globo Esporte "O torcedor do Bahia precisa sonhar alto. Nós estamos sonhando alto. O título Baiano fica para trás e vamos pensar em chegar nas finais de campeonatos nacionais, porque a história do Bahia é essa".

90 minutos de muita tensão, um jogo em alta voltagem que não parou nem um minuto se quer, tanto que ao fim do jogo todos os Jogadores estavam exaustos. Um jogo equilibrado em que ambas as equipes tiveram a chance de fechar o Caixão do Adversário, mas ao final a Justiça prevaleceu e o Melhor time do Torneio foi Campeão com toda a autoridade.

O Vitória foi superior apenas nos 5 minutos iniciais, quando no oportunismo de Neto Baiano abriu o Placar em Pituaço, daí em diante assistimos o Bahia controlar o jogo e empatar logo depois, em belo lance de Gabriel e finalização de Fahel, em que o Goleiro Douglas engoliu o primeiro frango do dia. O Vitória assustava apenas em jogadas de escanteio e uma dessas a bola não entrou por um detalhe, mas o Bahia mais arrumado criava as melhores chances e numa dessas Lulinha sozinho perdia a melhor chance do primeiro tempo. Mas ao final do primeiro Tempo os Deuses premiaram o melhor jogador do Campeonato, em uma cobrança de falta para dentro da área o Goleiro Douglas homenageou  Júlio Cesar e foi catar borboleta em Pituaço, findava se o primeiro tempo e Bahia ampliava a vantagem.

O Segundo tempo começou como terminou o Primeiro, o Bahia superior e criando duas grandes chances para matar o jogo, numa delas a bola quis bater na trave e não entrar. O Vitória continuava tentando via escanteio e num desses o setor defensivo tricolor vacilou e derrubou o Volante Rubro Negro dentro da área, penalty convertido por Neto Baiano, que se igualou a Claudio Adão como os Maiores artilheiros do Campeonato Baiano em uma única edição com 27 gols. O Empate não derrubou o Bahia que continuou a dominar o jogo e por um milagre não voltou a ficar na frente do placar novamente, Tite cabeçou certeiro para o Gol e o Goleiro Douglas, que falhou nos dois gols anteriores, fez a defesa mais bonita da partida e quis o destino que na volta deste lance, em outra falha do setor defensivo Tricolor, Pedro Ken achasse Dinei sozinho e assim o título voltava as mãos do Vitória de novo.

Tudo isso e só tínhamos 15 minutos, ainda faltavam mais 30 minutos de muita bola em Salvador. Então Falcão mais uma vez foi genial, ao deixar o Bahia ainda mais ofensivo, tirando Fahel e colocando Morais. Só que quem quase matou o jogo neste momento foi o Vitória e o que fez a diferença foi que embaixo das traves tricolores tinha um Paredão, Marcelo Lomba fez grandes defesas e manteve o 3x2 até que aos 26 minutos em novo cruzamento de Gabriel e cabeçada de Tite Douglas bateu roupa e Diones empurrou para o fundo das redes empatando o jogo e deixando novamente o Bahia com a mão na Taça. Daí em diante o Bahia mostrou porque foi o melhor time do Campeonato, enquanto o Vitória tentava de forma desorganizada marcar mais um, o Bahia controlava o jogo e ainda criando boas chances de matar o jogo, mas aos 51 minutos do segundo tempo Semene, impecável, apitou o fim do Campeonato Baiano e consagrava o Esporte Clube Bahia 44 vezes campeão Estadual.

Mas estar na elite do Futebol não é fácil e para se ter sonhos mais altos já temos de deixar este Título em nossa vasta Galeria e focar nos Grandes Torneios que disputaremos daqui para frente. Primeiro, já nesta quinta, o Grêmio pelas Quartas de Finais da Copa do Brasil e no Domingo enfrentar o Santos pela abertura do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, mais a frente teremos o São Paulo na fase preliminar da Copa Sulamericana. Fomos Campeões, mas ainda não Ganhamos nada que esteja a Altura de Nossa História.

Paulo Moraes, Pai de Luisa a Campeã Baiana de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário