Brasileirão 2012

|por Rafael Almeida|

Começou o Brasileirão 2012, o campeonato nacional mais disputado do planeta. Em todo início de competição, seja ela qual for, é obviamente prematura qualquer análise mais profunda, e no Brasileiro isso se torna ainda mais evidente devido ao nosso “maravilhoso” calendário montado por nossa entidade máxima. Tudo que acontece nas primeiras rodadas não serve de parâmetro para muita coisa, visto que alguns clubes estão envolvidos em outras competições. Mas farei uma breve análise a respeito do que deverá ser esse campeonato.

A princípio, os clubes candidatos ao título são: Corinthians, Fluminense e Santos, com possibilidades menores para Vasco e Internacional.  Corinthians nem necessita de argumentos que defendam seu favoritismo, a obviedade dos resultados recentes basta. O Fluminense, vulgo Unimed Futebol Clube, tem um elenco invejável, e Abel Braga parece ter encontrado uma fórmula para atenuar as deficiências na defesa, é outro forte candidato. O Santos possui duas peças que merecem respeito de qualquer um; Neymar e Muricy são acima da média dos bons, algo que compensa o fato do Santos ter um elenco “comum”. Vasco é uma equipe que joga ofensivamente e depende bastante de dois jogadores velhos (Juninho e Felipe), algo que para uma maratona como esse campeonato pode se tornar um gargalo para a disputa do título. A equipe de São Januário deve apresentar instabilidades durante a competição, como aconteceu em 2011 e no primeiro semestre desse ano. Os cariocas brigam por fora, junto com o questionável Internacional, que ficou devendo no 1º semestre ao fazer uma péssima campanha na Libertadores. A tendência é o G-4 ser formado por 4 dessas 5 equipes.

Os demais times que fazem parte do G-12 devem ser meros coadjuvantes na competição, visto que no atual cenário, cair também está bastante “complicado”. A Lusa, sensação da série B 2011, já demonstra ser séria candidata a nem por as malas no chão e voltar para a série B. O vexame na Copa do Brasil, a não conquista do estadual e a evidente limitação da equipe, põem o Sport na mesma situação do time paulista.

Falando de nosso estado, nosso único representante deve passar o mesmo perrengue do ano passado. O Bahia pode ter iludido bastante sua fanática torcida com o título estadual após 10 anos de jejum, mas a equipe é limitada, e se Souza não voltar a fazer os gols que vinha fazendo antes da lesão, a equipe do Fazendão corre sério risco de levar a baianada ao desespero mais uma vez.

Não havendo grandes contratações, essa deve ser a tendência do campeonato desse ano. Passaram-se duas rodadas apenas, não há nada de muito significativo a ser apontado, mas a Libertadores já traz implicações ao Corinthians, que com zero pontos em duas rodadas, pode ficar para trás se for à final da competição sul-americana. 

Rafael Almeida Economista pela UEFS, Mestrando em Ciências Sociais pela UFRB e Flamenguista.

0 comentários:

Postar um comentário