| Por Dolores Rodriguez |
Nascido em Praga, tudo impressiona na obra de Jan Saudek. Inspirado pelo pai do ilusionismo no cinema, Georges Méliès, não é por pura coincidência que suas fotos são marcadas por um traço cinematográfico muito forte. Começou a trabalhar como fotógrafo em 1950 ao mesmo tempo que se iniciava na pintura e no desenho.
Tudo que poderia ser chamado de pornografia está presente nas fotos deste checo, que sem muitos efeitos e abusando das dicotomias e das ambigüidades, constrói uma obra calcada na abordagem antagônica da sexualidade e da relação entre homens e mulheres, velhice e juventude, vestuário e nudez...
Tribute to Robert Crumb, 1983 :
Wedding, 1990 :
Ten Years in the Life of Marketa, 1970 :
Sobre isso ele diz:
“Para mim, a diferença entre pornografia e arte é simples – você pode olhar para a arte por uma eternidade, enquanto com a pornografia você dá uma olhada e coloca de lado porque tudo é explícito, não há mistério, a fantasia não tem lugar ali”.
Those Ollök Charwomen, 1987:
Portrait of Woman and Man, 1984 :
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Innocence, 1997
Cross Eyes, 1996
The End of he Film, 1997
Saudek retrata a vida - que outra coisa poderia ser? - e o faz de maneira inacreditável, mágica. As pessoas fotografadas por ele são todas amigos e familiares seus. Gordos e magros, altos, baixos, gente... Gente vivendo, sendo retratada com o uso de uma linguagem artística fascinante que aborda a sexualidade como algo que pertence a vida e que por isso não pode permanecer escondida. Naturalmente erótico, mas sem nenhuma pornografia.
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From the Endless Series My Lovers, 1982 :
White Flesh Merchant, 1997:
In the Suburbs, 1997:
Quando perguntado sobre o que ele pensa sobre sua obra, Saudek responde:
“O artista também não compreende. Ele é um idiota, criando em função de um tipo de necessidade” (...) “É claro, todo esse esforço aflito, essa desesperada e obstinada tentativa de capturar aquelas poucas pessoas que eu amei, para gravar sua aparência de uma vez por todas, não é nada senão o antigo desejo sem sentido de parar o tempo. Minha câmera em minha mão e minha vida na minha frente – e ao comando, na moda militar: Alto!”
Mais fotos, no site do artista: http://www.saudek.com/
Mais fotos, no site do artista: http://www.saudek.com/
2 comentários:
Tribute to Robert Crumb e the end of the film foram as mais surpreendentes para mim!!!
Poderíamos convidá-lo para a TRANSA!?!?
Adorei "the wedding"!
Não conhecia a obra do Saudek e me surpreendi muito.
Grande abraço!
http://thiagof-amorim.blogspot.com
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