|por Camillo Alvarenga*|
Do escritório regional do recôncavo
Teve início ontem a I SEMANA DE PESQUISA DE CINEMA E AUDIOVISUAL, que acontece em Cachoeira, no centro de Artes, Humanidades e Letras –CAHL, centro de ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.Contando com o secretário de Cultura do Estado da Bahia Albino Canelas Rubim a abertura do evento contou com os debatedores Adriano Oliveira, Coordenador do Colegiado do Curso de Cinema e Xavier Vatin, diretor do CAHL.
A proposição e discussão acerca do panorama das políticas públicas no campo da cultura, permite olhares sobre as perspectivas e ações que possam ter uma sustentação de base política além de apoio estatal através dos editais pró- cultura, visualizando um universo de possibilidades maximizado pelos recursos captados pelo processo de produção cultural que fomenta tanto a práxis criativa quanto uma série de desdobramentos da cadeia produtiva das manifestações e expressões da cultura. Logo, um fórum de debate riquíssimo e de suma importância para os ativistas do cenário artístico cultural da Bahia e do Brasil.
Destaque para O Cine Caos, representação cineclubista no evento e o Cineclube Mário Gusmão, que além de expor suas pesquisas acerca deste importante ator cachoeirano, realizará sua primeira exibição do ano na Sessão Quartas Baianas – Especial Marcondes Dourado, com presença do artista visual, mediada pelo prof. Danillo Barata.
Contando com apresentações como A música no documentário brasileiro contemporâneo – Luara Dal Chiavon, Imagens do Recôncavo: memória e audiovisual na educação – André R. Araujo Virgens, Jogo de espelhos: reflexões sobre a personagem Buscapé no filme Cidade de Deus – Larissa Santos de Andrade, Análise da música nas obras de Eduardo Coutinho – Marina Sena, A influência do Dogma 95 sobre o cinema latinoamericano– Cauê Rocha S. Souza, Experiências de modelagem e animação 3D no contexto do LAB-AID – Lamonier Angelo de Souza, Mário Gusmão: alegoria e perfomance – Evandro Freitas e Izadora Chagas, entre outras apresentações por estes 3 dias de muita exposição, exibição, mostras e acima tudo a arte cinematográfica em foco.
SEGUE PROGRAMAÇÃO:
24/03
9h Mesa: Estilística e método nos estudos
do cinema e do audiovisual
O corpo e a expressão videográfica: um estudo das práticas
discursivas na arte eletrônica – Prof. Danillo Barata
Dogma 95, uma leitura alegórica – Profª. Angelita Bogado
Musica e documentários: alguns pontos
de partida – Prof. Guilherme Maia
A dramaturgia como ferramenta de análise
fílmica – Prof. Roberto Duarte
11h Reinvenções do documentário na contemporaneidade
Palestra com o Prof. Dr. Francisco Elinaldo Teixeira (Unicamp)
14h Estudos de critica e identidade no cinema nacional
Uma revisão crítica do cinema brasileiro
– Profª. Cyntia Nogueira
Fabulação e figuração da alteridade: cinema e
identidade cultural – Profª. Amaranta Cesar
Grupo de pesquisa em estudos cinematográficos e
audiovisuais (CNPq) – Profª. Fernanda Martins
16h Cinema: formas de produção,
financiamento, distribuição e exibição
— um debate com a Universidade
Profª. Rita Lima (mediadora)
Palestrantes: Pola Ribeiro (Diretor do IRDEB); João Paulo
Rodrigues Matta (Pesquisador de Cinema e Audiovisual /
Desenbahia); Marcelo Sá (Exibidor / Sala de Arte); Reinof
Duarte (Produtor Independente); Lula Oliveira (Docdoma
Filmes); Guilherme Sarmiento (Cineasta / Pesquisador UFRB)
19h Exibição Cine Quadro a Quadro
23/03
09h Mesa: Estudos e grupos de pesquisa do
CAHL em cinema e audiovisual
Grupo de pesquisa e ação em audiovisual e
cultura popular – Prof. Leonardo Abreu Reis
Cineclube Quadro a Quadro – Profª. Ana Paula Nunes
Laboratório de Animação e Interatividade Digital
da UFRB (LAB-AID) – Prof. Adriano Oliveira
Link Livre – Prof. Cláudio Manoel
CineCachoeira: revista de cinema – Prof. Guilherme Sarmiento
11h Video livre e softwares para produção e distribuição
de audiovisuais – VJ pixel (criador da rede VJBR)
14h Minicursos
16h Sessão de comunicação 01 (auditório)
Prof. Guilherme Sarmiento (coord. da mesa)
Cinema e educação: novos planos para a
aprendizagem – Glenda Nicácio
A influência dos meios de produção no desenvolvimento
do documentário clássico – Henrique Roza
A revolução do direto – Gleydson Púbio Azevedo
Dogma e a concepção: uma análise comparada – Camila Mota
Dogma 95: uma porta de abertura para a democratização
do cinema – Larissa Oliveira Santos
16h Sessão de comunicação 02 (sala 18)
Profª. Ana Paula Nunes (coord. da mesa)
A produção simbólica da baianidade na obra de Danillo
Barata e Ayrson Heráclito – Wendell Gomes Martins
A influência do Dogma 95 sobre o cinema latinoamericano
– Cauê Rocha S. Souza
Experiências de modelagem e animação 3D no
contexto do LAB-AID – Lamonier Angelo de Souza
Mário Gusmão: alegoria e perfomance –
Evandro Freitas e Izadora Chagas
Palavras de luz e imagens de nanquim,
documentário literário – Eudes Freire
19h Exibição Cine Mário Gusmão
21h30 Apresentação: VJ pixel vs.
DJ Angelis Sanctus (aka Claudio M)
22/03
10h Políticas públicas no campo da cultura
Albino Canelas Rubim (Sec. de Cultura do Estado da Bahia)
Debatedores: Adriano Oliveira (coord. do Colegiado de Cinema);
Xavier Vatin (diretor do CAHL)
14h Minicursos
16h Sessão de comunicação 01 (auditório)
Profª. Fernanda Martins (coord. da mesa)
A música no documentário brasileiro contemporâneo: a
música na obra de João Moreira Salles – Luara Dal Chiavon
Dogma 95 e as imagens do real – Leandro Alex Santos da Silva
Imagens do Recôncavo: memória e audiovisual
na educação – André R. Araujo Virgens
A câmera como extensão do corpo: um estudo sobre o
esvaziamento entre forma e conteúdo – Daniel Nunes Lima
16h Sessão de comunicação 02 (sala 18)
Profª. Cyntia Nogueira (coord. da mesa)
Jogo de espelhos: reflexões sobre a personagem Buscapé
no filme Cidade de Deus – Larissa Santos de Andrade
A relação do corpo com a câmera – Fernando Silva Almeida
Análise da música nas obras de Eduardo
Coutinho – Marina Sena
Dogma 95: a obtenção da verdade através
das personagens – Bruno Machado
19h Exibição Cine Caos
Minicursos
Produção audiovisual – Prof. Cláudio Manuel
Compactação de Mídia Digital – Prof. Adriano Oliveira
Técnicas de Roteiro – Prof. Roberto Duarte
Estética do Vídeo – Prof. Danillo Barata
* Bacharelando em Ciências Sociais na Federal do Recôncavo, ainda exerce atípica função de "correspondente estrangeiro " da Transa Revista na cosmopolita Cachoeira de então. http://opiodosintelectuais.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário