| por Caio Augusto |
Com certeza você já deve ter ouvido falar em Realidade Aumentada (RA), mesmo que não saiba o que é, nem para que bulhufas serve.
Essa coisa tão falada nos últimos tempos vem se tornado a “menina dos olhos” da publicidade mundial. Já existem muitas empresas que se utilizam dessa tecnologia para interagir com seus consumidores. É fácil achar por ai um salgadinho, jornal ou revista, que tenha um código de RA. Até vídeo clip já foi produzido com tal tecnologia.
Uma explicação básica sobre RA: É um código impresso numa embalagem ou em papel, que mostrado em frente a uma webcam ou câmera de celular, revela um objeto 3D no vídeo, o que torna possível vê-lo por vários ângulos.
Na prática:
Pergunto, o que você tem a ver com isso? Creio que muito, justamente por ser diariamente bombardeado por mensagens publicitárias. Em qualquer lugar que vá existem imagens, objetos e textos sussurrados em seu ouvido dizendo que determinados produtos existem, que deve comprar-los e que se sentirá bem com eles. Dizer que não é influenciado por nada na publicidade se torna absurdo. Você pode até não absorver grande parte das coisas que anunciam por aí, mas aqueles 10% que vão de acordo com o seu gosto já o fazem ser completamente vulnerável.
Mas, voltando a Realidade Aumentada, é algo tão interativo que faz você se imaginar num filme de ficção cientifica. As possibilidades dessa tecnologia são enormes, num futuro nada longínquo. Qualquer um poderá pegar uma embalagem e ver através da câmera do celular ou de óculos especiais as informações nutricionais, os ingredientes, até mesmo modos de preparo do produto, tudo isso saltando aos seus olhos! Poderão haver novas formas de comunicação, restaurantes poderão exibir suas especialidades apenas apontando uma câmera para sua fachada, por exemplo. Ficaria horas falando das possibilidades que a RA pode nos trazer, de útil e inútil.
Exemplo de uma provável interação no dia a dia:
Por mais que o vídeo mostre a tecnologia de maneira bela, ela pode vir a ter um papel negativo na vida das pessoas, colocando problemas éticos e morais em discussão, mas isso é motivo para um futuro post.
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