O Justo

|Por Márcio Junqueira|
Foto: Dolores Rodriguez


Numa tarde fria de fins de junho fui encontrar Seu Zito em seu ateliê-marcenaria, que fica a certa altura da Av. João Durval. Nos conhecemos há uns 6 ou 7 anos e sempre destaquei o seu trabalho dentro do panorama que eu chamo de “geração 00 das artes feirense”. A geração que apareceu nesta ultima década e que tem nomes e propostas muito diferentes. Em minhas listinhas particulares penso nos seguintes nomes: Gabriel Ferreira (com pintura-desenho baseado no corpo afro-brasileiro, com especial atenção a capoeira); Leide Velame (com instalações, objetos e performances sempre irreverentes); Denilson Santana, vulgo Coruja (com pinturas, objetos e uma produção teórica das mais loucas); Mytisuyana Matsumo (trabalhando com fotografias raspadas e dança); Karomilla Marco (com objetos e fotos); Quito di Souza (que usa camisetas como suporte para poemas visuais pops), Vitor Venas (com um trabalho multimídia e pedagógico dos mais interessantes); Aline Costa ( sobretudo com pinturas chapadas); Carol Barreto (que, para além do seu trabalho com moda, tem uma produção visual instigante e bem informada, apesar de oculta) e eu mesmo (com meu trabalho lírico).

Esqueceu Secretário?

Noite Fora do Eixo terá Maglore, Os Barcos e Casa de Vento



Mais uma turnê do Circuito Fora do Eixo chega ao Nordeste e passa por Feira de Santana. Depois da argentina Falsos Conejos e da pernambucana A Banda de Joseph Tourton, que se apresentaram na Ressaca Feira Noise, é a vez das bandas Maglore (Salvador) e Os Barcos (Vitória da Conquista) tocarem por aqui, participando da primeira edição da Noite Fora do Eixo ao lado do grupo local Casa de Vento. O show - o segundo da excursão Novíssimos Baianos – acontecerá dia 03 de dezembro, a partir das 20h, no Antiquário Pub.

Cala Boca Galvão!

Imagem retirada de www.uol.com.br
Um grande jogo, e que bom que ele não ocorreu durante a Copa do Mundo da África do Sul, pois assim não iríamos ver um grande embate entre duas grandes Seleções. Mas há algo que temos que citar antes de entrar no mérito desta excelente partida de Futebol, o Cala Boca Galvão que Messi deu na imprensa brasileira. Existe uma falsa verdade, levantada por estes meios, que Messi não joga bem com a Camisa da Argentina e que só é craque com a vestimenta do Barcelona e que durante esta última Copa ele manteve a regra. Quem vê jogos do Barcelona talvez me entendam melhor dos que apenas vêem os Gols ou grandes jogadas deste craque. Apesar ser a mesma pessoa, existe uma obviedade nesta questão, os times são diferentes e lógico que haverá diferenças quando ele usar uma camisa em relação a outra. Porém parece que durante os jogos do Barça o craque Argentino fica 90 minutos dando show, não é bem assim, mas com esta Camisa ele joga melhor e não mais do que com a camisa de sua Seleção. E foi isto que ele fez neste jogo, ao seu estilo bem no final foi para cima, não caiu mesmo quando desequilibrado e marcou o gol que definiu a vitória Argentina sobre o Brasil.

18 ANOS DO AMÉLIO AMORIM: O QUE TEMOS PARA FALAR? REFLEXÕES SOBRE A CULTURA EM FEIRA DE SANTANA.

Um Centro de Cultura é uma área que reúne manifestações culturais de diversas formas. É um local aberto à população e tem como objetivo reunir pessoas interessadas em cultura, manter um constante incentivo à criação e a descoberta da arte e da cultura, difundindo-as entre a população.

Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro

|por Cléo Emidio*|

Com um mês do seu lançamento Tropa de Elite 2 já ultrapassou os 8 milhões de espectadores nos cinemas, isso sem contar os pirataitions, ou seja, muita gente já assistiu, o que significa que já deve estar na casa das dezenas de milhões de pessoas que assistiram a essa película nacional, soma-se a isso seu sucesso de bilheteria, com salas lotadas até hoje. Foi também minha experiência ao pegar aquele cineminha que rola de vez em quando, sabe como é! Na verdade uma boa produção, ou como seria um filme de impacto do cenário Hollywoodiano, uma super-produção, só que a moda brasileira. De certa forma, essa idéia também sustentada em parte pelo autor desta resenha, articula essa produção dentro do campo da cadeia cinematográfica brasileira que ampliou sua produção e diversificou suas perspectivas de abordagem, enredo e roteiro.

O Tricolor Voltou...


Hoje a cidade de Feira de Santana acordou mais feliz, mas não só aqui e sim em todo o Estado da Bahia e em vários lugares de nosso imenso Brasil. Após sete anos de um martírio, que começou com uma Goleada, sofrida em Plena Fonte Nova, por 7x0 para o Cruzeiro e termina em Pituaçu, ao vencer a Portuguesa por 3x0. Neste intermédio vimos muitas coisas, deixar de voltar em 2004 Plena Fonte para o Brasiliense, ir para o Inferno (Série C) em 2005, se manter no inferno em 2006, sair do inferno em 2007, mas ver a Velha Fonte cair e infelizmente matar alguns torcedores. Depois em 2008 e 2009 fazer campanhas esdrúxulas na série B, porém em todos esses 7 anos algo sempre acompanhou esse time; a paixão de sua imensa torcida.

O estudante no meio do fogo cruzado

|por Luiz Araújo*|


Neste final de semana 3,3 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem. O que levou ao crescimento da participação é óbvio: oitenta e três instituições federais utilizarão seus resultados como parâmetro para o ingresso em seus cursos universitários. Existe uma disputa política acerca do Enem e existem também problemas operacionais. Talvez muitas pessoas não compreendam claramente o que está acontecendo, e lendo apenas as manchetes dos jornais escritos ou via internet não é possível entender o que está em jogo.

Eleições 2010: Um balanço mais que necessário.




Pronto, acabou e Dilma venceu José Serra com uma diferença de mais de 12 milhões de votos, ou 12% dos votos válidos. Foi uma vitória esmagadora, pois para quem nunca tinha disputa uma Eleição, vencer assim o adversário que , como ele próprio dizia, já tinha sido tudo (menos Presidente da República) e ainda contra a maior parte da Grande Imprensa, que trabalhou duro para a vitória do Demo/Tucano, mas perdeu. Porém precisamos ir além do noticiário, e fazer um bom balanço e entender o que foi e o que será o Brasil depois destes 4 meses de Campanha. Assim analisaremos o valor simbólico da Vitória de Dilma sobre os Demo/Tucano, em seguida o que esperar do Governo Dilma e por fim entender o papel da Esquerda Socialista nestas eleições e o que deve se esperar para os próximos anos.