Eu avisei...

|por Rafael Almeida|

Todo ser humano tem aquela sensação de prazer quando algo que ele anunciou acontece, é inevitável. É a satisfação do “Eu avisei”. Pouco depois da Copa do Brasil, o Palmeiras estava sapateando na zona de rebaixamento, acreditando que por lógica, ou pelas leis da natureza, um time campeão da Copa do Brasil jamais seria rebaixado. Nessa ocasião eu disse (aqui mesmo) que eles corriam o risco de cair se continuassem “tomando cerveja” na zona, muitos não levaram a sério, e o resultado está ai. Desdenharam do Z-4 até onde puderam, e quando se deram conta que a porra estava inchando, já era um câncer, que pouco depois virou metástase, pegando os palmeirenses quase que de “surpresa”. Mas é bom destacar que não foi somente o descaso a causa da tragédia, o time é muito fraco.

O Palmeiras não só caiu, foi uma queda com 2 rodadas de antecedência, sem dúvidas a pior campanha de um time grande na história dos pontos corridos. Essa campanha veio deixar claro como essa Copa do Brasil não significa muito. O rebaixamento não somente obriga o Verdão a habitar as divisões subalternas de nosso futebol em 2013, mas também tira as chances do time brigar por título na Liberta, já que a vitrine que foi criada com a classificação para a competição, está embaçada com essa queda. Com certeza não conseguirão montar um time de ponta próximo ano.

2013 será um ano de recuperação para o Palmeiras. Com 4 vagas na segundona, é provável que o time suba, mas ficar um ano fora da elite dói. Enquanto isso os rivais corinthianos vão deitar e rolar, e agora nem existe mais a piada do “time sem libertadores”. 2012 foi realmente um ano horrível para os palmeirenses.

Rafael é Economista pela UEFS e Mestre em Ciências Sociais pela UFRB. 

0 comentários:

Postar um comentário