Os Vampiros da Segundona

|por Franklin Oliveira|

Descobri este fim de semana porque a série Crepúsculo faz tanto sucesso na Bahia. É porque é inspirada na atuação do Vitória que vive ressuscitando os defuntos do Brasileirão. É por isso que não vejo tanto talento na escritora Stephanie Meyer, pois ela só faz adaptar o comportamento de chupa-sangue do leão baiano. Já não sei nem mais em que programa está a série. Agora estão enchendo os cinemas com Amanhecer - parte I com o casal Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart). Mas pelo menos sei que estamos na 23ª rodada da Segundona e o meu time tropeçou em mais um do Z-4. Não bastava se enrolar todo pra ganhar do Barueri duas vezes pelo escore mínimo, perder em casa para o morto-vivo Bragantino e agora empara com o zumbi Ipatinga. É demais!

No caso do filme os diretores fizeram o que puderam pra melhorar o roteiro da escritora embora continue com clichês e breguices. Desta vez até o Brasil apareceu no roteiro com os protagonistas passando a lua de mel no Rio de Janeiro. A diferença da Segundona é que, ao invés de vampiros e mocinhos, só tem os primeiros. E o pior é que eles só jogam pra valer quando o sol da tabela está sumindo. Essa mania de vampiros está tão séria que agora Hollywood está atacando até de Abraham Lincoln!

Bem, mas vamos falar dos vampiros brasileiros. Esse ano a turma de vampiros se mudou pra São Paulo. Lá você acha tudo quanto é cão danado, tanto na Segunda quanto na Primeira Divisão uns vão cair pra Terceirona e outros pra Segundona. Bem feito, quem mandou botarem a lua-de-mel dos vampiros só no Sul maravilha? Agora aguentem!

Aqui na Bahia o leão é o rei dos chupa-sangues, comprovado por 25 anos de Barradão. Quem não se lembra de quando perdeu o campeonato pro Colo Colo e o Bahia de Feira de virada? Ou quando apanhou de cinco do “poderoso” Juventude? E que dizer da eliminação da Copa do Brasil pelo ABC, Baraúnas e Botafogo da Paraíba? E o desastre do ano passado quando jogou pela janela o ascenso ao perder em três minutos pro São Caetano?

Na terça o rubro negro colocou 32 mil torcedores pra sofrer contra o Criciúma. Mal chegávamos ao estádio depois de enfrentar a estrada da Transilvânia e já estávamos perdendo. Depois o time continuou tirando sangue dos torcedores, mas pelo menos empatou com um grande elenco. É por isso que o resultado de sábado lá no interior de Minas não devia ser nenhuma novidade. O juiz era da turma dos miseravãos de sempre. Fez um esforço danado pra empenar a partida e não coibiu o jogo violento. Mas não foi o responsável pelo resultado. 

Imaginem que o leão jogava com o 18º colocado, que está a dois pontos do lanterna-vampiro do certame e só consegue uns pontinhos de caju em caju, e entrava praticamente completo só faltando Victor Ramos na zaga. Pra terminar Tartá recuperava a posição de Willie o que fazia antevermos um time ainda mais ofensivo. Mas quem iniciou na frente foi a turma do Vale do Aço. Foi logo cruzando bolas para a área, o que, como todo mundo sabe, deixa a torcida rubro-negra nervosa, pois decididamente essas coisas não são a nossa praia. Aos quatro minutos entraram de cara e se Deola não sai bem era saco sem piedade e, três minutos depois, chegaram outra vez, mas o demônio fez falta em Nino.

O engraçado é que meu sobrinho Diogo não estava nem aí dizendo que tudo isso era “normal”, e que era um problema do campo. Nesse ponto concordávamos. É que lá em Ipatinga não tem gramado, mas pasto. O campo é tão ruim que dois vampiros adversários se contundiram só de pisar em buracos! Quanto ao resto sem chance. É que ele acha, como todo torcedor novato do leão, que vamos ganhar de tudo e de todos só por que estamos na frente da tabela.

O rubro-negro só chegou à frente aos dez minutos quando a zaga botou pra escanteio. Aí passou a viver seus melhores momentos na partida. Os mineiros do Crepúsculo começaram a dar soladas e o juiz nada e só iam aos contra ataques como o que fizeram aos 13 minutos chutando forte de longe pra nosso goleirão amortecer antes de segurar. Chegamos aos 14 (com uma descida de Nino cruzando no segundo pau para Tartá chutar em cima do goleiro) e, aos 17, já fazíamos um rush na área, embora sem conseguir chutar pra gol. Aos 19 foi a vez de Elton promover um acabadinho na defesa e cruzar pra William que chutou para as redes... pelo lado de fora!

Logo a seguir veio o primeiro gol do América mineiro lá em Criciúma onde os vampiros, infelizmente, não atacam. Comemoramos bastante embora torcêssemos pra que o time da casa não desse as suas viradas de hábito. Mas o Vitória tinha que acertar o pé em Minas pra disparar na liderança, coisa que não conseguiu fazer na terça feira.

Aos 27 minutos outro rush do leão no ataque, mas não dá em nada. A defesa mostrava que estava bem se antecipando às iniciativas do Ipatinga. E aos 36 parecia que nossas rezas davam resultado pois Tartá fez grande arrancada e deu uma bola com agua e açúcar pra Elton e este colocou no canto, mas a bola bateu na trave. Que droga!

Mas quase fica pior pois os zumbis mineiros reagiram e, dois minutos depois, perderam um gol feito numa falha absurda de Gabriel que resolveu cabecear uma bola pra em atacante que bateu por cima do gol. Na cobrança do tiro de meta o América mineiro fez dois a zero nos catarinenses. A nossa diferença pro segundo lugar aumentava mas nada do leão disparar. Nos últimos minutos ainda deu pra William chutar por cima quando Elton estava solto na pequena área, e o zagueiro tirar uma bola não controlada por este último na grande área.

Pensamos lá em casa em tudo quanto foi hipótese de melhorar o ataque e furar a turma do cemitério com os reservas chochos que haviam no banco. O melhor a fazer era tirar o Michel, que não vem bem, recuar Pedro Ken pro seu lugar, fazendo entrar o garoto Willie. Mas Carpé decidiu esperar começando o segundo tempo com o mesmo time. O Ipatinga entrou na mesma toada, indo pra cima com toda vampirolândia, e não é que melhorou? O rubro-negro não conseguia entrar na grande área adversária e os caras chegavam perigosamente, como fizeram logo aos quatro minutos.

O Vitória perde o meio de campo e joga quase que nos contra ataques. Aos treze minutos um cara, disputando uma bola com o lateral Gilson, se joga dentro da área e botamos a mão na cabeça. Mas, mesmo com o patriotismo do pessoal do Sport TV,(louco pro Goiás subir pra compensar a provável queda do Atlético Goianiense) a o juiz não foi na onda.

E o castigo anda a cavalo, pois aos 16, o mesmo Gilson faz um lançamento sensacional e Pedro Ken chuta de prima no cantinho pra fazer 1 X 0. Comemoramos a valer, e ainda mais quando logo a seguir o América fez o terceiro lá em Santa Catarina. Foi uma graça a atitude do goleiro Michel pegando uma bola e, preocupado em pô-la rapidamente em jogo, acabou por manda-la pro fundo das redes num frango inusitado.

Parecia a vingança de terça-feira, o leão iria botar seis pontos na frente. Sai pra lá vampiro miserável! Mas qual nada, o próximo capítulo ocorreria quatro minutos depois. É que agora o time deu pra se desconcentrar quando faz um gol, por mais incrível que isso possa parecer. Já na saída de bola o pessoal estava dormindo. E o pior aconteceu quando saiu mais um dos milhares de cruzamentos pra área do leão, Deola rebateu, e a bola sobrou a uns dez metros da área pra Wellington Bruno conseguir encaixar uma bola que nunca mais vai acertar na vida. Nosso goleirão ainda tocou na bola mas não tinha jeito: um a um.

Sabe aquela entrada que propúnhamos no intervalo? Já estava sendo providenciada e foi acelerada com o gol dos mineiros: Willie no lugar de Michel. Poucos minutos depois foi a vez de Nino dar lugar a Léo e Eduardo Ramos no lugar de Tartá. Mas nenhuma substituição adiantou muito, embora fizessem o time recuperar a iniciativa. O Ipatinga também mudava substituindo a sua dupla de atacantes.

Por um tempo o jogo ficou pau a pau e podia dar qualquer coisa. Nos últimos dez minutos é que o time aumentou o controle da bola, mas nada de especial. Elton deu uma boa cabeçada aos 34 mas o goleiro pegou, o mesmo ocorrendo com Willie quatro minutos depois. Mas os mineiros colocaram mais um volante e tudo voltou a ficar morno embora fossem perigosos até o fim, chegando duas vezes em cruzamentos que Deola ou a zaga salvou. A frustração com o resultado ficou evidente na atitude de Elton que quase foi expulso no final por reclamar com o juiz da falta de marcação das entradas faltosas dos adversários.

Bem, pelo menos, apesar dos vampiros, chegamos aos cinquenta pontos. No ano passado era uma marca cabalística, e só chegamos nela bem perto do final. Agora, conseguimos quando ainda faltam 15 rodadas, e, se ganharmos a miséria de um ponto por rodada subiremos pra primeira Divisão.

Esse segundo turno está ensinando muita coisa. Todo mundo ficou esperto, e o leão, caiu sua média de 2,3 pontos pra 1,5 por partida. É o terceiro empate seguido e só arranjamos seis pontos em quatro jogos. Basta ligar na resenha esportiva que a gente fica sabendo dos reforços das equipes. Acho que está na hora de arranjar outro diferencial pra dar a arrancada final do leão. Parece-me que a diretoria precisa dizer logo aos jogadores quanto vai pagar de “bicho” pra subir e ser campeão.

Não seria nada mal contratar mais um zagueiro (pois não temos reserva pra Victor Ramos e Gabriel não está lá essas coisas), um segundo volante (Michel não vem bem e Fernando Bob ainda não mostrou a que veio) e um meia de categoria (atualmente temos cinco, Tartá, Leilson, Willie, Artur Maia e Eduardo Ramos, mas troco todos por um que seja craque).

A outra medida é sobrenatural e sou eu mesmo quem vai tomar. Esses dias vou comprar cruzes, estacas, folhas de louro, e tudo o que for necessário pra espantar os vampiros pra que abandonem a Segundona. O Boa Esporte é outro que chega nesta semana e não é possível que arranje alguma coisa em cima do leão!

Franklin Oliveira Jr. é desportista, escritor, professor universitário, criador do blog memoriasdafontenova e da WEB TV Pra que política.

0 comentários:

Postar um comentário