Comunidades Eclesiais de Base da região nordeste discutem a realidade socioambiental brasileira


Itabuna sediará o evento que reunirá cerca de 600 pessoas
Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste é o tema do 6º Nordestão das Comunidades Eclesiais de base - CEBs, entre os dias 19 a 22 de julho, em Itabuna-Ba. O encontro tem como objetivo a preparação do Intereclesial, encontro que reúne as CEBs do Brasil e de toda a América Latina.

A abertura do 6ºNordestão acontecerá na Vila Olímpica de Itabuna na noite do dia 19 de julho, as atividades do Encontro ocorrerão também na Paróquia Santa Rita e no Colégio Lourdes Veloso. As celebrações e atividades culturais são abertas ao grande público.

Os encontros das Comunidades Eclesiais de Base por grande região acontecem desde 1990 e tem como objetivo a preparação do Intereclesial, encontro que reúne as CEBs do Brasil e de toda a América Latina. Seguindo a tônica da relação fé e política, o 6ºNordestão trará oficinas temáticas que discutirão espiritualidade, ecologia, políticas públicas, movimentos sociais, sustentabilidade e os impactos dos projetos desenvolvimentistas. Estarão presentes o juiz Jorge Moreno, um dos principais motivadores do Tribunal Popular do Judiciário, o pastor Marcos Monteiro da Fraternidade Teológica Latino-Americana do Brasil e Frei Gilvander, carmelita que assessora diversas entidades e movimentos sociais. Entre os homenageados do evento estão a médica Zilda Arns, o Pe. José Comblin e Galdino Pataxó Hã-hã-hãe.

As Comunidades Eclesiais de Base surgiram na década de 60, no contexto do Concílio Vaticano II, que resgatou a dimensão comunitária do evangelho e a relação da Igreja com a realidade social. As CEBs nasceram dentro de comunidades, na maioria das vezes rurais ou das periferias urbanas que se reuniam para momentos de celebração religiosa e também de discussão de problemáticas sociais e econômicas.

Assessoria de Imprensa do 6º Nordestão das CEBs.

0 comentários:

Postar um comentário