Balanço do Brasileirão: Alerta Tricolor

|por Rafael Almeida|

Nona rodada chega ao fim, Galo mantém a liderança com uma virada espetacular em Santa Catarina. Não vi o jogo, mas o time do Atlético se mostra equilibrado, principalmente com o jovem Bernard aparecendo um pouco mais do que ano passado.  Vasco assume a vice liderança com a vitória em cima do lanterna e o empate do Flu no clássico. A equipe de São Januário suou para vencer o fraco Atlético-GO, que poderia sair inclusive com um empate com um pouco mais de sorte. O time goiano carimbou 2 vezes a trave e criou outras boas chances.

Como sempre o jogo que assisti foi do Flamengo, dessa vez em Salvador contra o Bahia. A equipe da Gávea foi a campo com desfalques importantes, principalmente levando-se em conta a falta de substitutos. Wagner Love, Gonzalez, Leo Moura e Botinelli deixaram os setores ofensivo e defensivo mais carentes do que já são. Frente ao contexto a equipe Carioca lucraria bastante com um empate em Salvador, mas acabou saindo com 3 pontos graças à forte limitação ofensiva do Bahia. Não bastasse a limitação técnica e os desfalques rubro-negros, o Bahia jogou mais de 45 minutos com um homem a mais em campo, e ainda assim pouco criou. A equipe baiana pressionou na base do abafa, levantando bolas na área na expectativa de furar a frágil defesa adversária. O Flamengo suportou a pressão e achou o gol da vitória em uma penalidade cavada por Ibson. Antes que a psicopatia das teorias da conspiração entrem em ação, vale lembrar que se o árbitro tivesse entrado mal intencionado não teria expulsado Luiz Antônio na primeira etapa, visto que foi um lance polêmico, o qual muitos acharam exagero o 2º cartão amarelo. O Bahia perdeu para si próprio, o time apresentou uma aridez tremenda de criatividade no meio campo, deixando escapar a ótima oportunidade de garantir os 3 pontos contra um Flamengo vulnerável e inofensivo.

A verdade é que o elenco tricolor é muito limitado, se eu tiver de apontar bons nomes nessa equipe só conseguiria citar 3: Gabriel, Souza e Lomba. Com 7 pontos, uma vitória em 9 jogos e amargando o Z-4, já se pode acender o sinal de alerta tricolor. Se não contratar o risco do rebaixamento é alto. Do outro lado, o Flamengo com a vitória fica a um ponto do G-4, um intruso na parte de cima da tabela. A meta “nominal” da maior torcida do mundo sempre será o título, mas esse ano nossa meta real (Flamengo + time) são os 45 pontos nos livram da degola, então qualquer vitória deve ser muito comemorada, mesmo os sensatos torcedores.

Rafael Almeida é Economista pela UEFS e Mestrando em Ciências Sociais pela UFRB.

0 comentários:

Postar um comentário