Abocanhado

|por Rafael Almeida|

Piada extinta, Corinthians agora tem uma Libertadores, para a tristeza dos rivais palmeirenses, santistas e são paulinos. Depois de muita espera, vexames e frustrações, o time do Parque São Jorge ganha seu primeiro título internacional de expressão.

O segundo jogo da final começou mais aberto, as duas equipes tentando agredir, mas o Corinthians sempre esteve melhor postado em campo. Hoje Riquelme nada fez, e o resultado foi um Boca cheio de vontade e só, tentando o chuveirinho o tempo inteiro. O Corinthians também teve dificuldade para entrar na área adversária, mas desde o princípio conseguia melhores articulações no meio campo. A primeira etapa terminou sem gols e uma substituição para o time argentino, o goleiro Orión após uma dividida sentiu a coxa e teve de ser substituído. O jogador saiu chorando.

Logo no início da 2ª etapa o Sheik abriu o placar, no que podemos chamar de “bola vadia”. Em um bate-rebate na área Danilo tocou de costas para Emerson dominar e marcar. A partir desse momento o Corinthians que já era melhor em campo engoliu o Boca, a equipe argentina não viu a bola e se desestabilizou emocionalmente, errando passes e não conseguindo dar prosseguimento a nenhuma jogada. Em um desses erros de passe saiu o segundo gol, Schiavi entregou o doce nos pés do Sheik, que não perdoou; 2 a 0 Corinthians. O placar derrubou de vez os argentinos, que se entregaram em campo, praticamente desistiram do jogo. O comum é ver o Boca mandando, ditando o ritmo, não se abatendo com o placar adverso. Mas vimos um Boca totalmente “de pernas abertas” no Pacaembu, algo para ser registrado e servir de lição aos futuros times brasileiros que enfrentarem os argentinos na competição. O Boca também treme, basta apertar no lugar certo. O Corinthians de Tite apertou com muita eficiência onde mais dói nesse time, a saída de bola. Sem muita criatividade no meio só restou ao Boca tentar a sorte, que não veio dessa vez. Corinthians leva o título de forma invicta, com quatro gols tomados em 14 jogos e uma campanha incontestável.

Algo que merece ser destacado é a figura do Sheik, que hoje foi mais do que decisivo, foi um monstro. Correu a partida inteira e foi o melhor em campo. Levando em conta que jogou bem por toda a competição, é sem sombra de dúvidas o nome do Corinthians nessa conquista. Mas além da competência, o atacante tem histórico intrigante. Esteve presente nas ultimas três conquistas do campeonato Brasileiro (Flamengo, Fluminense e Corinthians), e hoje se consagrou campeão da Libertadores. Além de ótimo jogador, seria o Sheik um amuleto? Quem será o próximo “contemplado”?

Rafael Almeida é Economista pela UEFS e Mestrando em Ciências Sociais pela UFRB.

0 comentários:

Postar um comentário