A Maioridade do Real

|por Paulo Moraes|
O dia 30 de junho é um dia que pouco nos importamos, talvez alguns se lembrem dele apenas por ter sido a data do nosso último título Mundial de Futebol de Seleções. Entretanto há 18 anos, esta data entrou para a História Recente do País, como o último dia de uma Era. Que Iniciou no fim dos anos 70, com o Colapso do Milagre Econômico dos Militares e terminou com o Lançamento do Real, em meados de 1994.

Alguns vão pensar que foi a Era da Inflação, não apenas por terem vivido essa aberração econômica, mas porque para "alguns" este era o Problema, inclusive até hoje não param de repetir o mesmo trololó nos noticiários. Não, esta Era não pode ser marcada por isso, inclusive o Real não veio, apenas, para nos livrar disso. Esses (quase) 15 anos,  de 28 de agosto de 1979 até 1º de Julho de 1994, foram muito mais tensos que uns míseros aumentos de preços. Estes foram os anos mais quente de Nossa Curta História, em que um vácuo de Projeto para o Brasil se abriu, quando as Elites Nacionais já não tinham mais um consenso, como em 1º de abril de 1964, enquanto os Setores Progressistas e Populares estavam se unindo em torno de um.

Durante estes anos tivemos alguns fatos emblemáticos na História do Brasil, em que colocaram estes dois setores em lados opostos; a Lei de Anistia, a Emenda Dante de Oliveira, o Segundo Turno de 1989, o Impeachment de Collor e por fim o Real. Entretanto em todos estes fatos apenas um venceu, mesmo que em alguns casos o outro lado tenham tido vitórias pontuais, mas importantes. A Anistia também foi para os Torturadores, a Emenda venceu, mas não ganhou, perdemos o Segundo Turno, Itamar assumiu e por fim a Inflação cedeu.

O Real não só serviu para "acabar" com a instabilidade Monetária, este projeto reunificou as Elites Nacionais em torno de um Novo Projeto Nacional, que foi sacramentada com a Vitória de Fernando Henrique Cardoso, em Outubro do mesmo ano. O Real de hoje não é o Real de 1994, ele passou por diversos momentos até chegar a sua Maioridade, que chega no dia de hoje. Nasceu de sete meses, pois tinha obrigações logo cedo, teve uma Infância conturbada, sendo os Primeiros anos adulado, mimado e protegido para que nada lhe acontecesse até outubro de 1998, depois foi jogado ao mundo e quase se foi ao chegar aos oito anos. Foi salvo por quem menos se Esperava, e este o fortaleceu durante toda sua pré adolescência, até entregar à sua Primeira Mãe, que cuida agora de um Adolescente Robusto, Tranquilo, porém Mimado, mas com muito Amor e Carinho.

Neste sentido o Projeto que está inserido o Real está muito mais fortalecido depois desses 18 anos, as Elites muito mais unificadas, mesmo que com algumas divergências pontuais, enquanto a Esquerda ainda perdida e achando que esta naqueles tempos Saudosos. Talvez, para nós que um dia compomos o Chamado Setor Progressista e Popular, seja o momento de uma reflexão sobre o 30 de junho de 1994, para que diante dos fatos possamos reescrever a nossa História.

Paulo Moraes pai de Luisa e Comunista.



0 comentários:

Postar um comentário