Balanço do Brasileirão

|por Rafael Almeida|

Passaram-se seis rodadas do campeonato nacional mais disputado do mundo, e que até o momento a realidade faz jus à fama. A cada rodada que passa a tendência é a tabela se ajustar à realidade dos times. Ainda existem distorções fortes, muito por conta das outras competições paralelas, mas a realidade começa a tomar forma em alguns aspectos.

O Vasco perdeu a liderança em casa para o Cruzeiro, em jogo de seis pontos (se é que se pode usar esse termo na 6ª rodada) e após o disparo nas 4 primeiras rodadas, os dois últimos resultados cruzmaltinos dão um chá de realidade para sua torcida. Como eu havia dito no início da competição, a tendência é o Vasco periodicamente (com certa regularidade) perder pontos inesperados, como nessa rodada, pois as duas “cabeças pensantes” são veteranos, e não irão jogar bem sempre. O time caiu para terceiro, atrás dos dois clubes mineiros, que não demorarão muito para caírem na tabela.

Na parte de baixo a situação ainda mostra muitas distorções, com Corinthians, Palmeiras e Santos no Z-4, os 3 envolvidos em outras competições. Algo a ser destacado é o fato do Corinthians ter vencido o clássico contra Palmeiras com time inteiramente reserva, algo que atrelado ao fato de ter conseguido adiar a próxima partida (que seria também com reservas), pode colocá-los novamente na briga pelo título. Vai depender da ressaca (triste ou feliz) pós final de libertadores.

O jogo que assisti nessa rodada foi do meu time de coração, e que vem me dando muita dor de cabeça. Demorou, mas o Flamengo enfim perdeu, depois de muita sorte. O time “comandado” por Joel é de causar constrangimento aos pais que querem colocar seus descendentes para vestir o manto sagrado. Uma mulher passar em frente a uma construção e não levar nenhuma cantada é algo preocupante, da mesma forma é o time jogar contra o Flamengo e não fazer nenhum gol. Se isso acontecer, esses atacantes merecem passar uma semana ajoelhados no milho, com pimenta e sal. É extrema a facilidade com que se entra na defesa rubro-negra, que possui um pseudo-muro (inventei esse termo escroto) de 4 volantes. Além do problema tático crônico, existe as opções feitas pelo treinador, que quase sempre são desastrosas. Renato (carinhosamente conhecido como Canelada pela nação) mesmo morrendo será escalado, sem contar com a mania de Joel em tirar laterais e colocar meias e atacantes. Hoje mais uma vez Negueba entrou em campo, e os dois laterais foram sacados. Mas no final do jogo o expert em títulos de brinquedo disse que o time está evoluindo e brigará pelo título. Patrícia, faz exame de sangue no Joel e demite por justa causa, esse é mais garantido.

No mais, mantenho minha projeção do primeiro texto em relação aos times que brigam pelo título. Flu e Inter já se aproximaram da ponta, aos poucos os cavalos paraguaios vão ficando para trás e o joio do trigo será separado.

Rafael Almeida é Economista pela UEFS e Mestrando em Ciências Sociais pela UFRB. 

0 comentários:

Postar um comentário