Xeque...

|por Paulo Moraes|
As peças começaram a serem movidas no Tabuleiro da Final do Baiano 2012 e num Grande BAVI, mesmo sem Gols, Paulo Roberto Falcão deu um Xeque em Ricardo Silva, assim tudo será decidido no dia 13 de Maio de 2012 no Estádio de Pituaço. A Data é simbólica, remete a dois aniversários; o Primeiro aos 113 anos de Esporte Clube Vitória e o segundo aos 10 anos em que o Esporte Clube Bahia conquistava seu último Título, o Nordestão 2002 dentro do Barradão.

A Hegemonia do Rubro Negro Baiano começa a ser forjada juntamente com o inicio da utilização do seu Estádio Manoel Barradas como seu mando de campo, desde 1995 até os dias de hoje se passaram  17 torneios estaduais, tendo o Vitória vencido 12 (1995, 96, 97, 2000, 2002, 03, 04, 05, 2007, 08, 09, 10), o Bahia ficou com 2 (1998 e 2001), Porções, Colo-Colo e Bahia de Feira cada um com uma Conquista (1999, 2006 e 2011). O fator Barradão sempre jogou a favor do Vitória, ainda mais que nestes 17 torneios sempre teve a Vantagem de jogar por dois resultados iguais na fase final e só esteve de fora de uma Decisão final, em 2001, quando caiu no Barradão para o Juazeiro. 

Nesta primeira Partida Falcão neutralizou este tal fator ao fazer a melhor campanha do Torneio tirando o jogo final do Caldeirão Rubro Negro e por isso também podendo jogar por dois resultados iguais. Mas a grande sacada de Falcão foi feita dentro de campo, aparentemente, jogando mais defensivo (já que entrou com três volantes) dominou o Leão da Barra em seus Domínios. Foi um jogo duro, mas leal e com muito equilíbrio, mas o Bahia sempre manteve o jogo no ritmo que queria, inclusive teve as melhores chances até perto do fim, quando o único contra ataque rubro negro que funcionou, mas então Marcelo Lomba apareceu e manteve a igualdade no Placar.

Uma nova História pode começar a ser escrita, a reconquista da Hegemonia do Futebol Estadual pelo Bahia, mas para isso não basta apenas ganhar este estadual, tem  que ir além que o Vitória foi nesses últimos 15 anos no Cenário Estadual e Nacional. Assim o jogo de quinta é uma Decisão, vencer a Portuguesa é obrigação e o Título Domingo é a consagração de uma Revolução, que para ser fechada é preciso que o Presidente Marcelo Guimarães Filho abra a porta do Clube ao Torcedor, basta isso para que ele entre no rol dos Grandes Presidentes Tricolores.

Paulo Mores, Pai da Tricolor Luisa.

0 comentários:

Postar um comentário