A Consolidação dos Pontos Corridos

|por Paulo Moraes|
Os Idiotas adoram ver a realidade sem História, ela é um Presentismo baseado no Ontem, sem reflexão ou critica, apenas retórica, no Futebol isso se multiplica e se consolida. Este ano chegaremos ao oitavo ano seguido em que o principal Torneiro de Futebol de Clubes do Brasil mantém as mesmas regras, isso é algo Histórico para o Futebol Brasileiro, pois desde os 10 anos de Taça Brasil (1959 – 1969) o principal torneio não permanecia com a mesma regra por tanto tempo e ano após ano vem se consolidando cada vez mais na vida dos Torcedores Brasileiros. Os idiotas, pensando no ontem, teimavam em dizer que essa formula acabaria  com o Futebol Brasileiro, muito pelo contrario, está fortalecendo.


Temos  20 Clubes disputando algo nas nove últimas Rodadas. Algo assim nunca tinha sido visto antes, sempre alguns já estavam tanto no meio da tabela, que não tinham quaisquer perspectivas de alçar vôos mais altos. Há 7 anos atrás, eram poucos na Briga de cima e poucos na de baixo, mas com o passar dos anos e as diversas viradas, principalmente depois do Tri Campeonato do São Paulo (2006, 2007, 2008), 2011 se torna a Cara do Pontos Corridos Brasileiros, em que todos disputam algumas coisa e que não tem jogo fácil, mesmo para os que tem muito Dinheiro e os que tem menos.

Temos cinco Clubes ainda disputando o Título de Campeão Brasileiro (Vasco, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Botafogo), temos mais duas que disputam com quatro desses (O Vasco já está na Libertadores de 2012) as 4 Vagas do Brasileirão para a Libertadores de 2012 (Fluminense e Internacional). Agora vem o Grupo do Meio da Tabela, que diferente de outros anos não está numa diferença muito Grande dos Lideres, entretanto Brigam para saber quem vai ficará melhor colocado e começar a fazer um bom Planejamento para 2012, pois participarão da Sul-americana em 2012(Coritiba, Palmeiras, Grêmio, Figueirense e Atlético-GO).

Na Zona do Rebaixamento temos uma loucura, Sete Clubes estão na Briga para não cair, sendo três deles de Minas Gerais. Temos dois virtualmente Rebaixados (América-MG e Avaí), dois fazendo de tudo para não cair (Atlético-PR e Atlético-MG) e três lutando para Permanecer e ainda brigando entre si quem ficará com a ùltima vaga para Sul-americana de 2012. Mas se somarmos os Clubes apresentados são 19, mas não são 20 clubes? Sim, este último é o Santos, que já está na Libertadores 2012 e não tem mais chance de título este ano, entretanto tem em Dezembro o jogo do Século XXI, enfrentará o Barça pelo Mundial de Clubes, se ambos chegarem na Final, assim este não desistiu, pois terá ainda nove rodadas para treinar sua Equipe para este Grandioso Jogo, que falaremos um outro dia, além de ajudar a Borges ser o Artilheiro do Brasileirão 2011.

Assim o Futebol Brasileiro tem Quatro Torneios importantes por ano a serem disputados, dois nacionais e dois internacionais, cada um com uma formula diferente, o que da dinâmica para o torcedor e fortalece nossos Clubes. Assim não existe um modelo ideal para se disputar torneios de Futebol, a riqueza é a diversidade de modelos com regras fixas, que ajudem os Clubes e não os atrapalhem como nos caso dos Estaduais de menos prestigio.

0 comentários:

Postar um comentário