Os sinais acendem no Brasileirão

|por Paulo Moraes|

Chegamos à 12ª rodada do Brasileirão 2011 e os sinais Verde, Amarelo e Vermelho começam a piscar para os 20 times da Elite do Futebol Brasileiro. É claro que ainda é muito cedo para precisar alguma coisa, entretanto os sinais soam mais como alertas para os times, tantos para os que estão na Frente como para os que estão atrás na Tabela do torneio.

Na parte de cima os três Grandes da Capital Paulista se mantém no G4, o quarto Paulista apesar de estar na Zona de Rebaixamento não tem com que se preocupar, pois está com três jogos a menos que os demais adversários. O Cariocas se mantém na parte de cima da Tabela, mas com o investimento feito pela Globo nesses clubes fica até difícil eles fazerem uma campanha muito ruim. Os dois grandes Mineiros, o Galo e a Raposa trocaram de papel nesta segunda etapa do torneio, o Cruzeiro começou a recuperação e o Galo deu uma caída, mas ambos ainda darão muitas felicidades as suas torcidas, já o terceiro Mineiro, o Coelho, tem que se ligar, pois provavelmente disputará em 2012 a série B.

Os Gaúchos estão em caminhos distintos, apesar dos dois, Inter e Grêmio terem trocados seus Ídolos/treinadores antes do fim da 12ª rodada. O Colorado tem se mantido na parte de cima, apesar de algumas sequências de derrotas, mas não tem com que se preocupar, já o Tricolor Gaúcho precisa abrir os olhos para que não se repita os vexames de 1991 e 2004, quando foi rebaixado do Brasileirão. Os Paranaenses e Catarinenses passam por momentos semelhantes, Coritiba e Figueira estão no meio da Tabela, já Avaí e o Furação estão na zona e se nada mudar drasticamente se enfrentarão em 2012 pela segundona. O único Goiano neste torneio, o Atlético-GO, é um daqueles que vão brigar para não cair, mas como tem uma bela estrutura física e financeira esta no páreo para se manter na Elite do Futebol Nacional.

Os Nordestinos ainda estão se achando no torneio, em que o Vozão de Fortaleza parece que já achou seu ritmo e começa a subir na Tabela e com isso fortalecendo o Futebol de nossa Região. Do outro lado o Tricolor de Aço ainda busca seu melhor ritmo, nessas seis últimas rodadas foram duas derrotas e quatro empates, o que o fez se aproximar por demais da Zona de Perigo, mas como o Campeonato Brasileiro é um torneio longo dificilmente a Nação Tricolor, Maior Torcida do País de Fato, verá o Esquadrão cair para a Segunda divisão, mas o sinal Amarelo está aceso e precisamos nos ligar.

Ainda estamos no começo e muita aguá ainda vai cair desta grande Cachoeira e assim voltaremos com o final do 1º turno e com mais 21 pontos disputados, aonde alguns prognósticos já poderão ser feitos com mais exatidão.

Paulo Moraes é torcedor do Bahia e do Futebol do Nordeste, pois só Torce de Coração quem Torce pro Time de sua Região.

3 comentários:

30 de julho de 2011 às 16:31 omas disse...

Como dizia Nelson Rodrigues: Falou o obvio e o ululante. Mas qual seria esse grande investimento nos clubes do Rio feito pela Globo!!!

31 de julho de 2011 às 07:24 Paulo Moraes disse...

Pagar uma Fortuna pelos direitos televisivos do Campeonato Carioca, e passar ele para todo o brasil, ampliando as condições de capitação de Marketing destes Clubes. Além de pagar muito bem a todos os 4 nos direitos televisivos do Brasileirão principalmente para os próximos 4 anos. E não esqueçamos que a Globo é Carioca, e assim ela torce de Coração para os Times de sua Região.

2 de agosto de 2011 às 05:16 omas disse...

A Globo pagou um pouco mais ao Flamengo por que ele dá mais audiência. Não sei os valores dos contratos, mas pode apostar que os outros times do Rio não foram melhor remunerados que os times de São Paulo. Esse negócio de dizer que os times do Rio são beneficiados é uma falácia antiga que talvez tenha sido verdade no passado, mas hoje a Globo benefícia quem tem mais dinheiro, ou você viu muita contestação em relação ao roubo que foi o título do Corinthians em 2005. E quanto ao Ronaldo Gorducho sempre defendido pela Globo/NIKE???

Postar um comentário