Agora podemos começar o Debate...

|por Paulo Moraes|
Após seis rodados do maior torneio de Futebol do Mundo, o Campeonato Brasileiro, enfim podemos analisar este torneio com mais tranquilidade. Agora as equipes estão mais desenhadas e mostrando ou não sua força para a disputa da taça do Brasileirão 2011. Já foram 18 pontos disputados e não temos mais ninguém 100%, entretanto o campeonato parece que irá lembrar os dois últimos, em que o Campeão Brasileiro de Futebol foi decido na reta final e com muitos times disputando algo.

Ainda não podemos dizer que existe um favorito, até porque o Santos de Ganso vai ficar alguns dias sem jogar e com alguns jogos a menos que os demais concorrentes. Destarte os times Paulistas saem na frente, com três (São Paulo, Corinthians e Palmeiras) entre os que compõem o seleto grupo que iriam a Libertadores da América, caso o torneio tivesse apenas seis rodadas, como são 38 ainda teremos muita água correndo neste rio. Algumas surpresas vêm ocorrendo, como o fraco rendimento do Cruzeiro até então, que no inicio do ano parecia ser o time a ser batido, porém já mudou de Treinador trazendo o ilustre Joel, que como poucos sabem armar um time para ganhar uma partida.

Por enquanto os Cariocas estão indo bem, todos os quatro se encontram entre os 10 primeiros colocados e com um rendimento razoável para este inicio. Os Gaúchos ainda estão se encontrando neste campeonato,um Renato procurando achar o time ideal e um Falcão na busca da melhor forma de armar um time que jogue bonito e seja competitivo, esses dois ainda renderão bons jogos. Do outro lado do Rio Grande, os Catarinenses estão em níveis diferentes, o Figueirense conseguiu armar um time que dar trabalho para ser vencido e vem conseguindo bons resultados, o colocando numa posição tranquila na tabela, já o Avaí que perdeu seus principais jogadores no inicio do Brasileirão começa a ser um dos candidatos a jogar em 2012 a Segundona, mas como dito antes ainda tem muito trilho para os trens passarem.

Para além do Cruzeiro neste ano ainda temos mais dois Mineiros, que sempre adoram comer quietinho e no final ta no páreo. O Galo tem um dos melhores treinadores do país, Dorival Junior, que coloca o time para frente não importando o resultado, com esse espírito está no meio da Tabela; já o Coelho provavelmente deve brigar para não cair, mas deve derrubar alguns gigantes, principalmente quando seu Estádio, o Independência, estiver pronto. Do centro-oeste temos o Dragão, que fora de casa vem fazendo Barulho, mas em casa perde pontos importantes que podem fazer falta no fim do campeonato.

Para terminar vamos falar dos nossos times neste torneio, Bahia e Ceará; O Vozão ainda está se arrumando depois das semifinais da Copa do Brasil, está se fortalecendo e com certeza permanecerá entre os 16 melhores do Brasileirão e, provavelmente, deve no segundo semestre privilegiar a Sulamericana e tentar uma vaga na Libertadores da América. O Tricolor de Aço, que vem se reestruturando dos sete anos de segunda e terceira divisão, começou mal, mas mostra que pode ser um time competitivo e que pode brigar por uma vaga nas cabeças do torneio. Temos que fazer duas manifestações; uma à Diretoria do Bahia, que apesar de ainda não ter aprovado o Novo Estatuto com Eleições Diretas para Presidente, vem se esforçando em trazer de volta ao futebol Brasileiro o Esquadrão de Aço, o Primeiro Campeão Brasileiro; o outro para o treinador Renê Simões que esta conseguindo dar liga a esta equipe e começa a preparar nossas Futuras Estrelas aos poucos a ajudar o Esporte Clube Bahia em campo.

São só seis rodadas e ainda vêm muitas pela frente, inclusive hoje a noite começa a sétima com grandes jogos, vamos aguardar mais um pouco e em breve voltamos com mais um balanço do Brasileirão 2011.

0 comentários:

Postar um comentário