Eles por Eles

|por Mauricio Correia*|


Não confio em informações das agências de notícias internacionais. Os motivos são muitos, mas um me chateia já o suficiente: a uniformização das versões entre as pouquíssimas agências que dominam o mercado de notícias. Isso necessariamente nos coloca num beco sem saída, já que a mídia local, desacreditada, mas cosa nostra, não tem feito questão nem ao menos de mandar correspondentes para fora do Brasil (corte de despesas?). Em suma, não possuo nenhuma fonte confiável no Oriente Médio, fato que por si só deveria me desautorizar a comentar o que tem acontecido por lá.

A deserção do cotidiano

Texto Ed Samper*
Arte Don Guto**

O carro de boi tentava atravessar a pista que perfurava o lugarejo sem dentes de um rincão que cochilava com a boca aberta. Levava material de construção para as reformas das casinhas apenas vistas do alto de uma colina desmatada, quando emborcou com o peso, colhido por um ônibus.

Habeas Corpus

|por Ricardo Emanuel*|

Quando a maconha no Brasil
For liberada
Muito caretão vai querer
dar uma pitada

Até o delegado da especializada
Vai largar o cigarro industrializado
Para dar um "pau" no baseado
E sair por aí
Cumprimentando a rapaziada

*Ricardo é graduado em Jornalismo pela UFBA e faz especialização em Literatura na UEFS.

INICIAÇÃO!

|por Camillo Alvarenga*|


A tônica da coluna é a correspondência literária, artística, filosófica e política, ou seja, um conjunto elaborado de aspectos intelectuais em trânsito entre a vida individual e coletiva do século XXI. Segue a sua Iniciação!

A Esperança venceu o Medo


18 dias de mobilizações intensas, enfrentamento contra a ordem vigente, mais de 300 mortos, no entanto o Egito se libertou. Dias antes a Tunísia tinha nos mostrado que é ainda possível mudar a coisas e para desmentir a regra, o Povo Egípcio derrubou seu Ditador, que sempre foi apoiado pela maior Democracia do Mundo. Estas duas ultimas semana foram incríveis, mais uma vez vimos a História passar pelos nossos olhos e se fazer no presente e assistir pela Tv um povo se libertar.

Um sangue viscoso e laranja

|Por Sophia Sales*|
Soa a sirene... O turno acabou.

A construção de um clássico

|por Franklin Oliveira Jr.*|



BAVI um dos maiores clássicos do Brasil


Assim como a vida social e cotidiana é um processo de construção, o chamado “clássico” também é fruto de um processo e constitui um fenômeno sócio - esportivo histórico. Apesar de podermos falar de clássicos em geral cada um deles tem uma dimensão muito particular. Um deles é o BA-VI.

Inflação em alta?

|por Paulo Moraes e Gabriel Barbosa*|



Nos últimos meses a Grande Mídia ressuscitou um velho monstro que adormecia desde julho de 1994, a Inflação. Antes desta data o país viveu, aproximadamente, 15 anos num ambiente inflacionário, chegando a períodos de Hiper-Inflação, o que significa termos tido, algumas vezes, mais de 50% ao mês de aumento dos preços. Agora nos assustam com números de 5,91% no IPCA/IBGE e de 11,23% IGPM/FGV ao ano, o que está por trás disso e o que isso tem haver com nossas vidas.

Charlação: Fêra em Debate

Fêra de Santana tem um novo canal de debates, antes apenas exclusivo às edições impressas da Transa Revista a Charlação sai do papel e vai para as telas de computadores de todo o mundo, mas é claro sendo o nosso principal foco nossa querida Feira de Santana. Percebemos que em Feira o debate fica normalmente restrito às Rádios e mesmo assim não são bem debates, em muitos casos são conversas de Cumadres e Cumpadres entre uns poucos que são colocados lá. Assim é preciso dar voz a mais gente de nossa Terra.