Balanço de Fim de Ano

|por Ricardo Emanuel do Lago*|



Nunca quis ser jogador de futebol
Até quis ser Tio Patinhas
Mas meu negócio era com o mar

Surf, praia, sol e as minas

Charlação com Sérgio Carneiro

O ano de 2011 começa quente para a Transa Revista, pois a Seção Charlação estará agora também em nosso site. A primeira entrevista será com o Deputado Federal Sérgio Carneiro, que disputou o último pleito à Prefeitura de Feira de Santana no ano de 2008. A conversa será sobre o cenário Nacional e Estadual da política com o inicio dos novos mandatos e um debate sobre a situação de Feira de Santana. Essa será a Primeira de muitas, e aguardem, pois vem muita conversa e debate na nossa e sobre Fêra de Santana.

Transa Revista
Conselho Editorial

Juventude: pássaros de asas quebradas

|por Jamile Silveira*|


Muitos acreditam que os jovens são rebeldes por essência, que são como os pássaros que voam alto sem preocupações ou apego ao ninho. Mas a história nos mostra que em determinados períodos o vôo destes foi bem baixinho ou quase inexistente. Hoje, o contexto histórico (neoliberalismo, manipulação de informações, quebra de identidades) pode contribuir para esta quase paralisia, pois influencia bastante nas opções políticas e as práticas culturais das gerações juvenis.

Quando o Trágico se torna Épico

|por Paulo Moraes|
Há uma semana atrás a História se fazia no Presente, o maior desastre natural do Brasil, na verdade não tão natural, pois de Natural ali só a chuva. Nos últimos 16 anos, apenas fatos como desastres, queda de aviões e mortes de personalidades tornam-se fatos para que saibamos de tudo um pouco e algo de comoção Nacional que unifica o país de Norte à Sul e de Leste à Oeste. E nesse cenário o principal responsável por estas escolhas é a Grande Mídia, que adora faturar com a Miséria alheia, pois faz de tragédias um espetáculo para milhões assistirem 24 horas.

E o Interior saiu na Frente...


Como ocorre no futebol nacional, em que é centralizado pelo eixo Rio-São Paulo, no Futebol Baiano ocorre o mesmo, mas a diferença é o centralismo dos Soteropolitanos em torno do Futebol Baiano. Hoje, às 16 horas, começou o Campeonato Baiano 2011, um dos mais antigos do Brasil, e como os demais irmãos, os Estaduais, sem muita atração e que acaba mais prejudicando todos, que ajudando alguém, porém não vamos entrar muita nesta questão agora. O Baianão é a grande festa do Interior, neste ano temos 10 clubes do Interior, contra apenas 2 da ilustre Capital baiana, e de sobra o Interior venceu os dois Grandes da Bahia.