O Terceiro Mandato...


Desde o fim do Processo Eleitoral que a relação do atual Prefeito (Tárcizio Pimenta) com o antigo Prefeito (José Ronaldo) não andam muito bem. Todo essa questão está ligado ao jogo de poder de nossa cidade, depois de sair Derrotado nas Urnas e, logo, sem qualquer mandato, José Ronaldo se viu em uma situação, que talvez para ele seja inédita, em que não teria qualquer perspectiva politica de assumir um cargo, pois sua derrota não foi só em relação a sua pessoa, mas a tudo que apoiou no cenário Nacional e Estadual. Só elegeu um Deputado Federal, e mesmo assim devido a votação estupenda de ACM Neto e para Deputado Estudal não elegeu ninguém de seu partido. Assim só tem à sua frente tentar voltar, em 2012, a cadeira que ocupou durante oito anos. E ai é que a relação entre os dois se desmoronou, pois a lógica é que Tárcizio dispute a reeleição, porém este obteve mais êxito nestas últimas eleições, com a vitória de sua Esposa (Graça Pimenta) para uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia.

A questão, hoje, é que ambos ainda fazem parte do mesmo Partido, o Democrátas (DEMO), e se nada mudar até outubro de 2011, apenas um deles poderá ser o Candidato do DEMO para a Prefeitura de Feira de Santana. Neste sentindo o dito Terceiro Mandato de José Ronaldo pode estar indo por água abaixo e não falta antigos inimigos, destes dois, que querem que de fato este casamento acabe o mais rápido possível. Se acontecer teremos uma Eleição como não tínhamos desde 1996, quando José Falcão venceu a Eleição, sobre o Ex-Reitor da UEFS Josué Melo, no segundo turno e desde então todos os pleitos posteriores (2000, 2004 e 2008) foram decididos no 1º Turno.

Com isso muda a correlação de Forças para a disputa Eleitoral, pois se perde a grande composição governista e abre espaço para a Oposição, que pode se juntar ou não. Nesse cenário podemos ter de 4 a 5 candidaturas, que representam importantes setores da nossa cidade; a do atual Prefeito, a do ex-Prefeito (neste caso temos que saber quem sairá representando o DEMO), a de Zé Neto (que saiu fortalecido das últimas eleições e é quem representa o Governador Wagner na cidade), Colbert (que apesar de não ter sido eleito, teve uma votação excepcional na cidade) e a do PSOL (que ira representar a Esquerda Socialista neste pleito).

Pelo que vemos dentro do noticiário Feirense as coisas estão esquentando e muita coisa ainda pode acontecer. Eliana Boaventura, que lançou sua candidatura, deve compô junto com Zé Neto e com isso enfraquecer o lado Governista em relação a 2008. É provável também que outros partidos da Base do Governo saiam com a Oposição, principalmente se o Terceiro Mandato acabar. Outra coisa que fortalece isso foram os números da Eleição de 2010, por mais que José Ronaldo espalhe Outdoors pela cidade para demonstrar sua vitória, ele saiu derrotado, e vejamos o porque.


Ele comemora os mais de um milhão de votos que teve, porém temos que lembrar que neste pleito cada eleitor votava em dois candidatos para o Senado. Em Feira ele obteve uma votação gigantesca, porém ajudado por essa questão, dificilmente se fosse apenas um voto ele teria tido tantos votos, mesmo tendo todo apoio da Máquina da Prefeitura que trabalhou pesado para eleger o próprio, Fernando Torres e a Primeira Dama do Município. Outra coisa importante é quando olhamos para os apoios de José Ronaldo, perdeu em todas, tanto 1º turno como no 2º. Serra quase perdeu para Marina no 1º turno e tomou uma lavada no 2º, Paulo Souto foi outro que tomou uma sapecada, se dependesse de Feira o Governador Wagner também teria sido eleito no 1º turno, e isto não é a primeira vez que acontece. Se teve uma vitória, foi a Carlos Geilson por ter sido o mais votado da Feira, mas creio que foi mais por causa dele próprio do que por causa do Ex-Prefeito.

O tão aclamado Terceiro Mandato começa a morrer aos poucos e um dos sinais é a crise com os Remédios vencidos do Hospital da Mulher. Pois a compra foi em 2007, quando José Ronaldo era o Prefeito, e venceu em 2010, quando já estávamos no Terceiro Mandato. Pela imprensa um coloca a culpa no outro, mas no final o prejudicado é sempre que não tem nada haver com tanta roubalheira que ronda esta Prefeitura há muito tempo. Vamos continuar há ver os próximos capítulos da Morte do Terceiro Mandato de José Ronaldo e esperar o que virá a acontecer em 2012.

0 comentários:

Postar um comentário