O Tricolor Voltou...


Hoje a cidade de Feira de Santana acordou mais feliz, mas não só aqui e sim em todo o Estado da Bahia e em vários lugares de nosso imenso Brasil. Após sete anos de um martírio, que começou com uma Goleada, sofrida em Plena Fonte Nova, por 7x0 para o Cruzeiro e termina em Pituaçu, ao vencer a Portuguesa por 3x0. Neste intermédio vimos muitas coisas, deixar de voltar em 2004 Plena Fonte para o Brasiliense, ir para o Inferno (Série C) em 2005, se manter no inferno em 2006, sair do inferno em 2007, mas ver a Velha Fonte cair e infelizmente matar alguns torcedores. Depois em 2008 e 2009 fazer campanhas esdrúxulas na série B, porém em todos esses 7 anos algo sempre acompanhou esse time; a paixão de sua imensa torcida.

Vemos muitas pesquisas que mostram quais seriam as maiores torcidas do Brasil, mas essas pesquisas nunca tentam entender o porque alguns times tem tantos torcedores. Isto não é mostrado porque entenderíamos o porque de tantas pessoas no Norte-Nordeste torcerem para os Times do Sudeste. Durante a era do Rádio, nos interiores dessas Regiões, mais centralmente, só se pegava uma emissora; a Rádio Globo do Rio de Janeiro e esta só acompanhava o campeonato Carioca de Futebol, e com mais atenção para o Flamengo.


Nos dias de Hoje, da era da Televisão, isso não mudou muito, pois eles continuam a transmitir o campeonato Carioca, que em nível técnico nada se diferencia do nosso Campeonato Baiano, porém a cobertura é diferenciada. De outro lado, em busca da audiência do Ibope, que é medido a partir da cidade de São Paulo, temos que assistir o campeonato paulista, e centralmente aos jogos do Corinthians, pois esta é a maior torcida do Estado de São Paulo e consequentemente tem os maiores índices de audiência e com isso a Rede Globo engorda seu orçamento.

Porem o mais importante a exaltar nestes últimos sete anos foi a Torcida do Bahia que sempre se mostrou ser a maior do Brasil, pois no Estádio é que tem as melhores medias de público, mesmo sem a Velha Fonte, que a partir de 2013 voltará de cara nova e poderá reviver os velhos tempos do Esquadrão de Aço. Por isso na Bahia, com isso tudo jogando contra nos mantemos sendo a maior torcida do Estado, como o Sport é a maior Torcida de Pernambuco. E podemos aqui exaltar a torcida do Vitória que ao enfrentar o Flamengo em uma partida pelo Brasileiro colocou uma bela faixa, e que foi reproduzida por outras torcidas nordestinas, apontando à torcida adversária com os dizeres: VERGONHA DO NORDESTE.

Mas hoje é dia de Festa, e ontem vimos a Princesa do Sertão em festa, os Bares Lotados e um povo feliz com a volta do Gigante, do esquadrão, do Tricolor de Aço à Elite do Futebol Brasileiro, que o já conquistou duas vezes, uma em 1959 em cima do Santos de Pelé e cia e a outra em 1989 (valanedo pela Copa União de 1988) em pleno Beira Rio lotado. No entanto tem questões que essa vitória não pode nos fazer esquecer, precisamos continuar lutando por um Baêa Democrático, com isso a luta pelas Eleições Diretas para Presidente do Bahia não para, apenas continua!

Bôra Baêa Minha Porra! 

1 comentários:

17 de novembro de 2010 às 08:23 Deusdete disse...

bora baÊÊÊEaaaa !!!!!!!!!

Postar um comentário