A Imprensa Golpista nas Eleições de 2010


Estamos chegando ao fim de mais um processo eleitoral no Brasil, pelo que vem indicando todos os institutos de pesquisas a vitória da Petista Dilma Roussef é certo já no primeiro turno. Porém tem um setor da sociedade que está muito irritado com essa possibilidade, seu nome a Grande Imprensa, mais diretamente a Grande Imprensa Paulista, (Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Revista Veja). Mesmo antes de Dilma está à frente nas pesquisas, esse setor vinha com um inúmeras denuncias contra o Governo Lula e a setores ligados a campanha da Petista com o intuito de garantir a vitória do Paulista José Serra ao Palácio do Planalto. E a cada nova semana aparece algo novo, para que o candidato Paulista possa usar estas denúncias em seu tempo de televisão contra a Petista que já aparece com 23% a sua frente.


O que venho falar aqui não é apenas um discurso pró Dilma, inclusive porque não votarei nela e sim em Plinio de Arruda Sampaio, mas uma analise critica da realidade em que a Imprensa se torna sujeito de transformação nas disputas de Classe, em prol de um projeto em que está ligada. Faço isso com alguma experiência, já que me objeto de pesquisa é a Imprensa, para ser mais especifico a Revista Veja, assim não estou apenas palpitando sobre um assunto e sim tentando trazer algumas reflexões para nossos [E]leitores.

Vamos iniciar por esse caso da Receita Federal, que inclusive estes setores o chamam de Receitagate, em obvia comparação ao Watergate, caso em que o Presidente Estadunidense Richard Nixon caiu após denuncias de setores da Imprensa de seu país. Só por ai vemos que nossa "grande" Imprensa não tem muita criatividade para criar a noticia, que para eles já deveria ter dado resultado nos números das pesquisas, já que todos os dias elas estão em suas páginas e no programa do Demo/Tucano. O problema inclusive deve ser este, pois a maioria dos brasileiros nem sabem o que foi Watergate e não devem estar muito preocupados com o que vem ocorrendo na Receita Federal, pois este povo sabe o que aparece hoje, não é de hoje e sim de muito tempo atrás.


Essa semana a Revista Veja vem com mais uma denúncia, agora contra a Ministra da Casa Civil, Eurenice Guerra, que por caso substitui a candidata Dilma na pasta. Segundo a Revista o Filho da Ministra teria feito lobby para obter vantagens com o governo, a grande questão é quem não faz lobby no Brasil, a própria Imprensa adora fazer lobby para que algo que a interesse seja levado pelo governo, o melhor exemplo disso foi quando a Revista Veja denunciou os Livros didaticos ditos ideológicos que eram comprados pelo Governo Federal e porque isso, para quem não sabe a Editora Abril, que publica a Revista Veja, comprou duas editoras, a Ática e Scipicione, e o melhor faturamento destas editoras é a venda de livros didáticos para o Governo Federal.


A questão não é minimizar estas denuncias, mas entender o que esta em jogo nisso tudo, a Grande Imprensa tem interesses em quem será a próxima Presidente do Brasil, pois tem outros interesses além de dizer que defende alguns princípios, como democracia, honestidade entre outros. Seu principal interesse é o de lucrar, pois as mesmas, antes de ser um veículo de informação é uma empresa, onde sua mercadoria é a noticia e como todo comerciante faz de tudo para vender o seu produto. E neste momento da História do Brasil faz de tudo para vencer Lula e mostrar que continua sendo os olhos do Brasil, porém a História deve nos mostrar outra coisa, que Lula fará sua sucessora, mesmo com quase toda a imprensa torcendo contra.


Assim não se deixem enganar com tantas denuncias que embaçam as discussões sobre o processo eleitoral, desde essas denuncias que não se debate mais as grandes questões nacionais e a quem cada candidato representa. E porque isso ocorre? Isto ocorre porque as três candidaturas que esta mesma imprensa, dita democrática, acompanha todos os passos tem o mesmo projeto, e o que dói para ela é que quem a gerencia não é o Tucanato Paulista, e sim o Partido dos Trabalhadores e hoje mais do que nunca numa composição que dará a Dilma Roussef condições de governar o país mais tranqüilamente que o próprio Lula.


Vamos cobrar a volta do debates das grandes questões e acabar com a picuinha e a tentativa de Golpe que estes meios de comunicação querem fazer nestas eleições. 

0 comentários:

Postar um comentário