Vai ser de Lavada?

|por Paulo Moraes|

Extraído do www.g1.com.br

Eis que chega mais uma pesquisa quentinha do forno e os seus números trazem consigo a mais nova interrogação desta eleições, Dilma Roussef (PT) vencerá as eleições já no dia 03 de outubro, 1º turno, de 2010? Pelos números que o IBOPE acabar de lançar a resposta é sim, pois considerando apenas os votos válidos (retirando os brancos, nulos e indecisos) a Ministra Dilma teria 51% contra 49% dos demais candidatos. Esta pesquisa sai em um momento crucial da corrida ao Palácio do Planalto, pois estamos às vésperas do horário político gratuito, onde a lider nas pesquisas terá quase 11 minutos, contra 8 de Serra, 1 e meio de Marina e os demais terão um minuto cada, aproximadamente.

Nestas eleições muitas perguntas surgiram e desapareceram na mesma velocidade, Serra vencerá no 1º turno? Dilma conseguirá ir ao 2º turno? Marina vai decolar nas pesquisas? Todas estas questões foram trazidas pela Grande Mídia, desde o fim do ano passado, para tentar problematizar uma eleição que ela não quer problematizar de fato, pois segundo a própria mídia a eleição só tem três candidaturas. Esta idéia se baseia no fato, e isto foi trazido a público pelo Jornalista Willian Bonner na última quinta-feira em resposta ao Candidato Plinio de Arruda Sampaio (PSOL), que a TV GLOBO apenas abrirá espaço nos seus principais telejornais (entrevista na bancada de 12 minutos) aos candidatos que obtiverem, em pesquisas de opinião, mais de 3% das intenções de votos. Isso já era esperado, só a esquerda achou que os grandes meios de comunicação do Brasil (que são todos privados) dariam condições iguais a todas as candidaturas. Isso nunca ocorreu em nossa história recente, todas as eleições desde a de 1989, a Grande Mídia constrói a pauta das Eleições, e desta vez isso não seria diferente e desta vez construindo a melhor pauta na sua História, pois a três candidaturas que ela apresenta representam o mesmo projeto de dominação, ao qual faz parte, sem qualquer possibilidade de ruptura.

Mas algo fugiu dos seus planos, pois diferentemente do que todos pensavam a candidatura da Ministra Dilma já cresce a ritmo Chinês (que no dia hoje se tornou a Segunda Maior economia do mundo), deixando o Demo/tucanato no retrovisor. Todos esperavam que Serra chegaria no dia 03 de outubro na frente de Dilma, inclusive em Fevereiro o próprio IBOPE dava a vitória de Serra já no primeiro turno. Essas eleições lembram muito as eleições de 16 anos atrás (1994), em que um Candidato que poucos conheciam, sem qualquer experiência na chefia do executivo de um governo entrava numa disputa bem atrás do principal candidato, o então Operário Lula. Mas diante de um cabo eleitoral fora de série, um pouco antes do horário político, começou a virada e na seqüência venceu as eleições no 1º turno, seu nome Fernando Henrique Cardoso, seu cabo eleitoral o Plano Real. Agora a História mudou, sem de fato ter mudado muita coisa, porém a candidata é Dilma e o cabo eleitoral é aquele operário que causava muito medo para as elites nacionais, seu nome; Luis Inácio Lula da Silva.

Do jeito que as coisas andam, parece que será de Lavada, uma surra, mas é claro que as coisas podem mudar e a Mídia está doida para que algo novo possa mudar esse voou da Estrela Vermelha. Todos que estão e que também não estão neste pleito terão que fazer uma boa reflexão do resultado do dia 03 de outubro, pois novamente isto, que para alguns não tem qualquer relevância em suas vidas, mudará o curso de nossas vidas. A 16 anos crescemos na crença da moeda estabilizada, agora vivenciaremos isto com um crescimento econômico vistoso, porém  quem tem mais continuará com mais e os que tem menos  continuarão tendo menos, mesmo que sejam muito mais dos que tem mais. E para a Esquerda Brasileira fica um desejo, que a partir desta nova conjuntura percebamos que separados somos nada e que só juntos poderemos construir as condições para a transformação da realidade em que vivemos.

0 comentários:

Postar um comentário