Debate da Band: Agora é pra valer?



O primeiro debate entre os presidênciaveis em rede de televisão poderia ter sido melhor, porém ficou no marasmo quase a maior parte do tempo, todos que esperavam um grande confronto entre Dilma e Serra acabaram  vendo apenas discursos do mais do mesmo. Marina decepcionou, pois quem achava que ela era o diferencial desta campanha viu que a mesma é apenas a tentativa de junção da política nacional nos últimos 16 anos. Uma surpresa, é isto que podemos caracterizar a presença de Plinio de Arruda Sampaio neste debate, pois a mídia em geral só vinha publicizando três candidaturas, assim o debate ganhou divergência, como o mesmo falou.


Há algo importante que precisa ser colocado, dos quatro candidatos que participaram do debate, pois como já dissemos são nove o número de postulantes ao Palácio do Planalto, três fizeram ou fazem parte do Partido dos Trabalhadores, também três deles foram perseguidos pelo regime ditatorial civil-militar de 1964. Mais o que vimos é que três tinham um discurso muito parecido, onde as divergências eram muito mais sobre o metodo de governo do que sobre a lógica de governar.

Dilma foi bem, começou um pouco nervosa, mas o que é normal e não uma deficiência. Após este inicio soube conduzir bem o seu discurso e apresentar o seu projeto, que é o de dar continuidade ao projeto do Governo Lula. Serra podia ter sido melhor, porém como não quis fazer um debate mais a fundo sobre o Governo Lula ficou apenas nas suas propostas mirabolantes, o que é normal na sua vida política. Marina apática, parece que não sabia o que estava fazendo, pois colocar algo de novo ao debate que é bom nada. Plinio foi bem e soube se utilizar de tal espaço, pois se diferenciou dos demais e deixou claro que os três representam o mesmo projeto.

As regras do debate foram muito ruins, pois engessou as discussões e tornou o debate previsível na construção da polarização PT X PSDB, quem fez isso acabou se dando mal, pois achava que Serra iria a forra com Dilma nos debates, a tendência agora é a ex-ministra ficar mais segura e melhorar seu desempenho. Ficamos no aguardo dos próximos capítulos e esperamos que nossos [E]leitores fiquem por dentro do processo para saber se colocar na vida política da sociedade brasileira e compreendendo que apenas o voto não muda nada. 

Quem quiser ver um pouco é só ver o trecho final do debate abaixo:





0 comentários:

Postar um comentário