As Eleições 2010: Interatividade é pouco...



Estamos mais uma vez diante de um processo eleitoral no Brasil, desde 1992 que a cada ano par convivemos com este processo, sejam eles municipais, estaduais, nacionais, majoritários ou proporcionais. É muita coisa junta e separada que ao fim acaba sendo uma grande confusão, afinal em que nós votamos para vereador em 2008? E para Senador em 1998? e por ai podíamos dedilhar mais algumas perguntas sem respostas.



Este ano temos novidades? E qual poderia ser esta novidade, num ambiente de tantas mesmices. É,  já ao fim da sua juventude, a senhora Internet. Que pela primeira vez na história de nosso país está liberada para a campanha, sem regras ao não ser o Bom Senso, que será determinado pelo TSE em caso de abuso. A TV e o Rádio continuam com regras em que precisam acompanhar todas as candidaturas da mesma forma, mas a realidade é outra. Mas voltemos a tratar de nossa senhora, que a cado novo momento tem uma novidade e neste caso o Twitter ganha prestígio.


Ontem ocorreu o primeiro encontro entre blogueiros e twitteiros com uma candidatura em Feira de Santana, o evento foi promovida pela campanha de Ângelo Almeida (PT). Foi um espaço interessante e bem pensado pela equipe da campanha, pois reuniu um numeros interessantes de pessoas e setores da imprensa Feirense. A estratégia aglutinou uma setor da juventude e lançou o slogan "Idéias que fazem a diferença", que está no site do candidato para que as pessoas possam colocar suas ideias e debate-las para a construção de propostas para o mandato, caso seja eleito.

As eleições via twitter, diferentemente do que os principais de portais de nóticias Nacionais, ou até mesmo os Regionais, garantem a participação de todos os candidatos. Via Twitter temos os Candidat@s @dilmabr, @joseserra, @silva_marina, @pliniodearruda, @ivanpinheiropcb, @zemaria_pstu, @Ruicpimenta29 , @Eymael e @levyfidelix . Assim temos 09 candidaturas e cada uma dela tem algo a dizer, mesmo que as vezes isso não nos interesse.

O Twitter, instrumento estranho da internet, que é a febre do momento, toma a dianteira na publicização das candidaturas, todos e todas as candidatas tem twitter e podemos segui-los, coisa tal na política brasileira nunca se viu, claro que com suas limitações, mas é interessante seguir os candidatos e dá uma olhada no que querem passar sem o filtro da mídia. É contato direto, mas não real e isso muda muito e por isso ainda vejo muitos equívocos, mas creio que a tendência é melhorar. Por isso tentaremos construir um espaço real para nossos [e]leitores, com entrevistas com diversas candidaturas.

Algo que descobrir via Twitter, o @tvotohttp://www.tvoto.com.br - que vem a acompanhar as eleições e constituir um espaços onde os e as Twitteiras possam colocar em quem votar e assim abrir um debate mais amplo sobre o processo eleitoral. Todos estão e os que não estão bastam acessar para informar e entrar nesta onda. É um espaço limitado, mas pode trazer uma nova lógica as pesquisas de opinião, mesmo sabendo da facilidade com que pode ser fraudada, mas qual pesquisa não tem chances?

Nestas Eleições nós da Transa Revista vamos fazer o diferencial em sua cobertura, não apelando para a pretensão de ser neutra no processo, isso ninguém é, talvez por isso mesmo queremos ser diferente por não sermos neutros.

0 comentários:

Postar um comentário