ENEM 2009: A educação vai bem?



Saiu os resultados obtidos pelos estudantes concluintes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009. Este exame serve para medir a qualidade do ensino médio, principalmente entre os estudante que estão concluindo o 3º ano do Ensino Médio. É claro esta qualidade precisa ser relativizado, pois estamos apenas falando dos resultados dos estudantes em uma prova ao fim de um ano de estudos. Faremos aqui um bom balanço dos números, pois os números não falam por si.
 
Com os números que saíram é possível, inclusive, ranquear as "melhores" Escolas do Brasil, a partir da média dos alunos que fizeram o exame em 2009, entre as Rede Pública e Privada e nas modalidades Ensino Médio Regular (EMR) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aqui mostraremos as dez melhores e piores Escola do Brasil e faremos uma análise sobre a educação na Bahia, com uma investigação mais profunda entre as 05 melhores e piores entre publicas e privadas, sendo uma na qual é financiada pelos contribuintes (Pública) e a outra que também é financiada pelos cidadãos (Privada), porém de forma diferenciada já que além de pagar pela educação pública estes contribuintes pagam para uma instituição que eduquem seus filhos.

Entre as 10 melhores Escolas do Brasil a grande maioria é da rede privada e da modalidade EMR, sendo a nona colocada o Colégio Helyos, de nossa cidade. Sendo que para poder estudar nesta instituição os pais dos estudantes tem que desembolsar uma grande quantidade de $$$³. Do outro lado, a grande maioria das "piores" é da rede Pública e da modalidade EJA, aqui nossa cidade não aparece, mas isso não significa que temos algo para comemorar.

Bahia: A Privada vai Bem e o Público vai Mal.


Pelo índice geral, onde estão colocados no mesmo Ranking a rede pública e a rede privada. Aqui precisamos deixar claro que como é o Ensino Médio que está sendo avaliado essas Escolas, em sua grande maioria. estão sob administração dos Governos Estaduais e Federais. Teremos quatro Escolas da rede Privada e uma da rede Pública, sendo que esta da rede Federal, o Colégio Militar de Salvador, sob administração do Exercito brasileiro. Entre as outras quatro temos duas de Feira de Santana, ficando em Primeiro o Colégio Helyos e em quinto o Colégio Acesso, aqui é importante ressaltar que todas elas estão na modalidade EMR.


Já do outro lado da moeda o resultado é muito parecido do cenário nacional sendo as cinco piores da Rede Pública, e neste caso, sob administração da Secretária de Educação do Estado da Bahia. O que vale ressaltar nestes números é que três delas são na modalidade EJA, o que nos ajuda a entender a falta de investimento e de melhores condições para que essa modalidade possa alcançar resultados melhores.

O que Podemos Ler destes Resultados

Estes números não podem ser apenas lançados na rede sem uma reflexão mais apropriado sobre a situação da educação no Brasil e principalmente na Bahia. Os melhores resultados das Escolas Públicas são da rede Federal, principalmente dentro dos Institutos Federais Tecnológicos ou nos Colégios de Aplicação das Universidades Federais e Estaduais. E porque será que isso ocorre, já que na outra ponta estão, em sua grande maioria, as Escolas sob administração dos Governos Estaduais.

Há muitas coisas que podíamos colocar para tentar explicar tais números, porém há algo que talvez seja central para estes resultados dentro da Rede Pública; a questão Salarial e carreira Docente. As diferenças são gritantes, pois os salários da carreira Docente da Rede Federal de Ensino é uma só, não importando se ensina-se a estudantes do Ensino Médio ou Universitário, com isso são dadas condições para que os professores possam desempenhar o seu trabalho com maior tranquilidade.

Na educação estadual, pensando principalmente a realidade da Bahia, a coisa é muito diferente, pois existem duas categorias de Professores para o Estado da Bahia; uma de Professores da rede Básica, que está incluso os Professores da Ensino Médio e a outra dos Professores da Rede de Ensino Superior da Bahia, mas é importante ressaltar que os salários de nossos professores das Universidades Baianas são um dos piores do Brasil.

Outra coisa válida a comentar sobre a situação dos Professores do Estado é a sua Carreira, pois sua carga horária é basicamente de sala de aula, colocando um tempo irrisório para a preparação das aulas, correção das atividades, manutenção dos estudos e construção de pesquisas acadêmicas. Para os (des)Governos do Estado da Bahia professor tem que dá aula, não importando sua formação, com isso muito professores para completar sua carga horária vão dar aula do que aparece.

O que fazer com estes números

É preciso uma grande campanha em defesa da educação Pública, pois estes números só colocam que a Rede Privada é melhor quando as condições são muito diferentes em relação ao corpo docente e à estrutura e precisamos ressaltar que a prova do ENEM não diz nada, pois é apenas um Grande Vestibular Nacional, onde não se avalia de fato, pois uma prova ao fim de um ano não significada nada.

A educação Pública precisa de mais investimentos em três áreas; Infraestrutura, melhores condições para o corpo docente e por último valorização do corpo discente, pois ao culpá-lo deixamos de olhar quem de fato é o responsável por essa situação, a Sociedade. Não deixemos a Educação Pública na Privada.

0 comentários:

Postar um comentário