Árvores Abatidas ou Para Luís Melo, de Marcos Damaceno





O espetáculo Árvores Abatidas ou Para Luís Melo, escrito e dirigido pelo dramaturgo Marcos Damaceno, foi apresentado nos dias 18 e 19 de julho no teatro da CDL na 2ª etapa do Palco Giratório, realizado pelo SESC. O monólogo é interpretado pela atriz Rosana Stavis, em homenagem aos seus 20 anos de carreira. Com a sua excelente atuação, Rosana faz o público entender e sentir as emoções vividas pela sua personagem.



A personagem vivida por Rosana é uma mulher extremamente frustrada por não ser notada no meio em que vive e estar cansada de todos os considerados erros existentes nele. Em Viena, a personagem vivencia profundas reflexões ao esperar por muitas horas, na bergère da antessala da casa do casal Auersberger – amigos há mais de 20 anos - a chegada do famoso ator do Teatro Nacional e que faz até telenovelas, para um jantar artístico, após o enterro da sua amiga Joana que suicidara. Nesse jantar estavam presentes antigos amigos e conhecidos dela e da falecida Joana, todos artistas e pseudo artistas.

As angústias da personagem, notamos, não são sentidas somente por pessoas do meio artístico, são características presentes nos vários espaços dentro da sociedade. A hipocrisia de pessoas que vivem para sustentar as aparências quando jovens - cheias de sonhos, desejos de obter sucesso, viverem a vida e serem felizes - passados “20 - 25 anos”, os que conseguem obter êxito acabam elevando o seu ego de modo quase insuportável para os que estão à volta, os que não conseguem se vangloriam pelo mínimo que conquistaram, outros vivem a criticar a tudo e a todos ou mesmo a adular os famosos da classe a qual pertencem – no caso da personagem, a classe artística -, os que não suportam tudo isso se afastam do meio ou até mesmo suicidam, como fez Joana.







Foram excelentes o espetáculo, texto e principalmente a atuação da atriz.Espero que todos e todas possam assistir a 3ª e 4ª etapas do Palco Giratório, com os espetáculos: Encantrago Ver de Rosa um Ser Tão; Os Cactos, do Grupo Expressões Humanas em parceria com o Grupo de Teatro Vitrine (CE) e,Tropeço; E Se, da Cia. Tato Criação Cênica (PR). É uma ótima oportunidade para a comunidade feirense apreciar boas peças e incentivar a ampliação cultural em Feira de Santana.

0 comentários:

Postar um comentário