ÁGUAS PARADAS NÃO MOVEM MOINHOS

| Por Weslley Almeida* |


“Os cavalos nascem, ao passo que os homens se formam”
"Não se entra duas vezes no mesmo rio [que corre]"

Este constante devir do ser-sendo que figura o processo dialético legítimo do existir faz-nos vislumbrar – se nos permitirmos – não só as duas margens do rio, mas tantas outras que nele há. Nossas experiências permitem-nos, assim, portanto, via de regra, novos fluíres, e nos conduzem reflexivamente de volta à nascente, de volta à essência do existir humano, pelos transfluxos da nossa eco-dinamicidade, e, deste modo, podemos rever a nossa imanência/transcendência no mundo.

Futebol, PSOL e sangue

|Por João Daniel G. Oliveira*|


Eu nunca gostei do goleiro Bruno. Sempre tive uma antipatia tremenda por ele e, no futebol em geral, costumo nutrir antipatias semi-gratuitas com jogadores que em sua maioria são goleiros. No caso do Brasil, quase todos passaram pelo Flamengo: eu detesto Julio Cesar desde sempre e não gostava de Clemer quando ele defendia o Mengão. Juro para vocês que eu não tenho nada contra o Flamengo – é apenas uma coincidência.

Essas eleições são dos vice-presidentes

|Por Bruno Silva*|



Em sua obra Suicídio, Émile Durkheim defende que a auto-imolação é um fato social do qual a sociedade tem parte significativa. Ele afirma que quando determinado individuo opta por dar cabo de sua vida, essa decisão surte efeito em todos os cantos da comunidade social, positivamente ou não. 


Essa eleição, que por vezes parece plebiscito, tem surpreendido aos eleitores que sempre acompanharam o fenômeno político com o palpite certeiro, daqueles que ninguém atribuiu ao concurso da Mega Sena dessa semana acumulado em 22 milhões de reais. 

Don Quixote e Sancho Pança, Sancho Pança e Don Quixote

|Por Ricarlos Castro*|


O bom da Copa terminada é que podemos vê-la em toda sua completude. Lá está. A Copa nasce quando termina. Foi prometida a Copa da África; depois da eliminação dos times africanos, se vendeu a balela da Copa das Américas e, por fim, vejam só! A Espanha... Campeã...

Esse desfecho inédito trouxe reflexões inusitadas sobre nosso parentesco Ibérico. Reflexões mais estritamente hereditárias. De um lado, o desengonçado balé lusitano, aquela verve sonhadora... Enquanto os espanhóis, se movimentando como touros madrilenhos, me jogavam na cara uma outra Península.

Há quem não goste do jogo da Fúria. Eu os entendo. É a hipertrofia da tática. É futebol reduzido às dimensões do futsal. Mas, dentro desses limites, ao menos, é a maior.

A propósito, lá vai o achado filosófico da vez. — Os materialistas do futebol são os halterofilistas da tática. Enquanto a inércia vem sendo privilégio de idealistas.

Feira de Santana, 19-06-10          


*Ricarlos Castro é auxiliar administrativo da UEFS

Árvores Abatidas ou Para Luís Melo, de Marcos Damaceno





O espetáculo Árvores Abatidas ou Para Luís Melo, escrito e dirigido pelo dramaturgo Marcos Damaceno, foi apresentado nos dias 18 e 19 de julho no teatro da CDL na 2ª etapa do Palco Giratório, realizado pelo SESC. O monólogo é interpretado pela atriz Rosana Stavis, em homenagem aos seus 20 anos de carreira. Com a sua excelente atuação, Rosana faz o público entender e sentir as emoções vividas pela sua personagem.

Carol Belmondo apresenta Exposição de Telas

(Clique na imagem para aumentá-la)

Carol Belmondo nasceu em Feira de Santana, interior da Bahia. Atualmente é estudante de Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia. Sua produção artística concentra-se no desenho e na pintura, mas também flerta com a fotografia. Eventualmente escreve alguns versinhos e artigos, entre outros devaneios que compõem uma quase quase catarse.

Conheça o blog de Carol Belmondo: Quase uma Catarse
(www.quaseumacatarse.blogspot.com)

O que? - Exposição de Telas
Onde? - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Educação - Campus XI - Rua Álvaro Augusto, s/n - Rodoviária - Serrinha - BA
Contato? - Telefone: (75) 3261 - 2168
Quando? - 30 e 31 de julho (sexta, das 8 às 22 horas; sábado, das 8 às 12 horas)

DATAFOLHA: Empate técnico entre Serra e Dilma e na Bahia o Governador Wagner venceria no 1º turno

Serra 37% - Dilma 36% - Marina 10%
Saiu a Pesquisa DATAFOLHA que foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. Nesta nova pesquisa, a primeira também pós campanha, o Candidatos do PSDB, José Serra, e a Candidata do PT, Dilma Roussef, estão empatados tecnicamente. Os números são respectivamente de 37% e 36%. 

VOXPOPULI: Dilma abre Oito pontos e pode ganhar já no 1º turno.

 33% Serra x Dilma 41%
Foi divulgado Pesquisa Vox Populi/Band/IG com cerca de 3000 entrevistados, com registro no TSE de número 19920/2010 e com margem de erro de 1,8% para mais ou para menos. Neste Levantamento a Candidata do PT abre 8 pontos de vantagens sobre o seu principal adversário, o candidato José Serra do PSDB.



Apátridas e O Beco de Tatá hoje no MAC


Hoje, dia 22 de julho, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira – MAC, compondo parte das comemorações dos 14 anos do museu, serão lançados o segundo e o terceiro volumes da coleção Nova Letra, projeto subsidiado pela Edições-MAC: Apátridas, de Luciano Penelu; e O Beco de Tatá, de João Daniel G. de Oliveira.


Voilá mon coeur


Começou com Núbinha (Núbia Lafaette) comentando uma matéria (sobre Edson Machado e as edições MAC) que ela leu na Transa. Núbinha está sempre me vendendo projetos (e comprando os meus). Dessa vez era um livrinho com os meus desenhos editados pelo MAC. Estou sempre desenhando. Tenho dezenas de bloquinhos, cadernos, diários, moleskines e folhas soltas com desenhos feitos nos mais diversos locais e situações. São cenas que vejo, coisas que imagino, historias que eu leio, que eu vivo, que alguém me conta. A ideia de fazer um livrinho com esse material não me era estranha, mas algo distante. Objetivamente distante. Mergulhado numa crise pessoal que tirava o sabor das coisas não tinha ânimo para enfrentar outra vez uma produção independente (como fiz com “Cinco canções e um remix” e “Lucas-versão redux”, em 2006-2007), nem grana para fazer o livro por uma editora (como a BLISS, 2009). Achei a ideia de Núbinha simpática, mas para algum outro momento.

ENEM 2009: A educação vai bem?



Saiu os resultados obtidos pelos estudantes concluintes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009. Este exame serve para medir a qualidade do ensino médio, principalmente entre os estudante que estão concluindo o 3º ano do Ensino Médio. É claro esta qualidade precisa ser relativizado, pois estamos apenas falando dos resultados dos estudantes em uma prova ao fim de um ano de estudos. Faremos aqui um bom balanço dos números, pois os números não falam por si.

MAC comemora 14 anos com diversificada programação cultural



Para comemorar os 14 anos do Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC-Fsa), a divisão de Artes Plásticas e Literatura da Fundação Cultural Egberto Costa irá ofertar ao público feirense uma diversificada programação envolvendo artes visuais, performance e literatura em um só evento, que acontecerá no dia 22 deste mês de julho, às 20 horas.

Simona Talma - A moça mais vagal que há (Independente – 2008)

                                                                                               | Por Jó Patife|*

Nós há muito já sabemos que o blues não é dos estilos musicais mais populares por aqui. E se blues já é algo para poucos, imagine cantoras de blues no Brasil? É algo raríssimo. Claro que quando me refiro a blues em nosso país, sempre me refiro à coisa feita em bom português e com elementos que deixa a sonoridade mais abrasileirada. É! O blues tem esse diferencial de se adequar as dores locais, ajustando-se, de forma magnífica, à cultura onde ele “renasce”. E essa facilidade no geral se dá porque o lamento e a dor - premissas básicas do blues - são sentimentos comuns a todo ser humano em qualquer parte do mundo.

Soneto sobre Si

|Por Renato Moss|

Cá com meus pensamentos que talvez nem sejam meus, encontro-me em frente à um grande desafio "Quero escrever pra Transa", mas o que mesmo? poderia falar sobre o que eu acho do "nada", ou o motivo da minha fuga das terras feirenses, sobre a fobia que tenho de palhaços, talvez minhas experiências sobrenaturais, ou sobre mim, quem sabe?

Mas "Plim!" eis me aqui agora querendo falar de algo, sobre qualquer coisa que seja interessante e que eu não esteja envolvido. Na verdade quando entramos nessa "eterna busca do ser" passamos por um longo período de auto-análise, e até uma desonrosa auto-crítica talvez.

ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ A FEIRA ESTÁ

Andando pelo centro de Feira um menino parou e me ofereceu vale: “Vale, morena? R$ 2,00, a passagem é R$ 2,15”.  Nem tive tempo de responder o outro disse:

Transa Revista ganhou Prêmio Luiz Mott de Cidadania Homossexual



A Transa Revista ganhou o Prêmio Luiz Mott de Cidadania Homossexual pela matéria Homofobia, idealizada pelo conselho editorial e escrita por Rafael Carvalho, presidente do GLICH - Grupo Liberdade Igualdade e Cidadania Homossexual. Abaixo o release com detalhes do prêmio e do evento que ocorrerá no dia 24 desse mês.

EUISMO

                                                                                               |Por Uyatã Rayra|


Um novo leque sopra ventos mais leves: EUISMO: o mais novo “ismo” que a todos faltava para o alcance dos mais altos degraus da plenitude.
   

O contato com o alheio em Richard Renaldi





Você está andando na Getúlio Vargas, num horário de pico comercial, ninguém consegue andar tranquilamente por mais de três minutos. Tem que parar pro carro grande e caro com alguém intransigente dentro passar, tem que parar pra bicicleta passar – não há ciclovias aqui -, tem que parar porque alguém decidiu coçar a perna e não há mais espaço pra passagem. Tem que parar – tratando-se do cotidiano feirense – pra carroça passar. De repente, chega uma pessoa que você não conhece e pede pra que você toque a pessoa ao seu lado pra que ela fotografe vocês. Isso não acontece em Feira de Santana, mas aconteceu durante algum tempo nas ruas de Nova York.