Modificações urbano-estruturais



É comum que os habitantes das cidades não percebam as modificações que acontecem nela constantemente. Algumas pessoas reparam que “abriu uma loja aqui”, “fechou um supermercado ali”, outros não reparam em quase nada. O fato é que as cidades se desenvolvem (prefiro mesmo dizer que elas se modificam), e os seus próprios habitantes só reparam nessas modificações depois de muito tempo, quando as suas proporções já são grandiosas.
Todas as sociedades sofrem alterações de modo constante, pois são compostas por indivíduos que atuam nela, transformando-a durante toda sua existência de ser pensante. Porém, nem sempre esses indivíduos percebem que as suas ações são responsáveis pelas modificações e, na maioria das vezes, também não as notam de imediato. Para além das ações individuais, sabe-se que as modificações no espaço físico de um local refletem relações de poder político e principalmente interesses econômicos.






Em Feira de Santana são extremamente notáveis as alterações sofridas no seu espaço físico, devido ao desenvolvimento econômico (comercial) que se estabelece. Um bom exemplo disso é a área destinada ao comércio na cidade que, antigamente era restrita ao centro e, hoje em dia pode-se observar que muitas áreas ao redor do centro e outras mais afastadas desse - incluindo a Avenida Getúlio Vargas, que antes era composta quase totalmente por residências - já são comerciais. Tenho me atentado muito a essas questões, percebendo-as cotidianamente, nas minhas caminhadas diárias (cooper) e sempre que caminho pela cidade por um outro motivo qualquer. Mas infelizmente sei que a maioria das pessoas não fazem sempre essas observações, creio mesmo que por desatenção, não notando o quanto é importante, para nós cidadãos, refletirmos sobre o meio onde estamos inseridos.

1 comentários:

19 de maio de 2010 às 20:25 Bruno Silva disse...

Esse blog está cada dia mais proveitoso. Eu que sou um estudante de fora, sinto-me atendido quando tenho informações como essas por aqui. A propósito, gostaria de parabenizar pelo template enxuto e as cores bem selecionadas que provocaram um conforto bacana pra fazer as leituras aqui. Parabéns mesmo!! e contem comigo.

Postar um comentário