Shelby Lee Adams






Appalachia é uma região localizada na Virgínia – Estados Unidos, no Condado de Wise. O fotógrafo Shelby Lee Adams, norte-americano nascido em 1950, dedicou uma porção vantajosa da sua obra a documentar essa região renegada historicamente em vários quesitos, menos em seus trabalhos. 




(Clique nas fotos para ampliá-las) 

 Napier Family

Seus registros se realizam de uma maneira que nos faz entender porque há a conceituação dele como documentarista. Lee Adams faz visitas às mesmas famílias, retornando ano após ano até conseguir que suas fotografias se tornem o que são. Isso também explica a naturalidade das pessoas diante da máquina – uma certa intimidade fica nítida numa ligeira apreciação das fotos, já que nenhuma pessoa ali é modelo, atriz ou coisa assim. Os registros são feitos sempre se utilizando do recurso preto e branco, com um requinte invejável que enche os olhos, e o coração. 


O casal Nay Bug & Jamie em alguns momentos : 




Aqui o casal sendo fotografado por Shelby Lee


Nesta foto a senhora Leddie e seus filhos



Há pouco material na rede sobre a região de Appalachia, que sempre foi cercada por diversas lendas e mitos. A origem desse apagamento de Appalachia se deve a fatores históricos e, sobretudo, culturais. “Melungeon é um termo tradicionalmente aplicado a um dos vários grupos étnicos trirraciais - taxados, pelos estadunidenses, como "isolados"- do sudeste dos Estados Unidos.” O povo de Appalachia é um destes grupos étnicos. ‘Trirraciais’, segundo os critérios raciais norte-americanos, seriam as pessoas com ancestrais europeus, ameríndios e subsaarianos - africanos. Entre os Melungeons, muitos repudiam a classificação de ‘isolados’, que na verdade mais parece uma construção dos brancos estadunidenses que se presumem racialmente puros e pretendem criar a sugestão de que esses grupos de ‘não-brancos’ são auto-segregados. O termo Melungeon, aliás, também foi considerado pejorativo até fins do século XX. Curiosamente, em Moçambique, a palavra usada para ‘estranho’, ‘estrangeiro’ e mais vulgarmente para ‘branco’ (raça) é ‘molungo’” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Melungeons 


Annie with Pigeon, 95


Jane-with-Diddles,-'94


Chester-with-Hounds,-92


 Jacobs

Acho que dá pra entender o quanto é significativa a obra deste fotógrafo, não só pelo seu caráter político em mostrar um povo e sua cultura que na história de alguma forma ficou invisível, mas também pelo caráter artístico, que capta nas fotos uma carga de expressividade dessas pessoas que se relaciona intimamente com as vidas e as histórias delas, nos revelando através das fotografias toda a saga dessa gente. 




5 comentários:

Postar um comentário